[weglot_switcher]

Moody’s altera ‘outlook’ da Merlin Properties para negativo

A agência de notação financeira norte-americana manteve o ‘rating’ da empresa de promoção imobiliária em “Baa2”.
  • Ismael Clemente, CEO Merlin Properties
27 Maio 2020, 15h40

A Moody’s anunciou esta quarta-feira que alterou a perspetiva (outlook) da Merlin Properties de estável para negativa, mantendo o rating da empresa em nível de investimento (“Baa2”). A agência de notação financeira norte-americana admite que a promotora imobiliária tem um portefólio da empresa “bem ocupado e diversificado”, mas acabou por ficar exposta ao impacto da crise sanitária em Espanha.

“Os mercados imobiliários domésticos e o ambiente de financiamento têm sido historicamente mais voláteis do que os principais países europeus, de modo que, no contexto de uma contração económica em 2020 e incerteza em torno do ritmo de recuperação em 2021, prevemos que a empresa possa enfrentar condições operacionais mais desafiadoras, incluindo perspectivas mais fracas de crescimento de aluguer e pressão negativa sobre os valores de capital”, explicam os analistas.

A Merlin Properties registou uma quebra nos lucros de 38,6 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano. Esta perda é explicada pela imobiliária pela inclusão de uma provisão em rendas, motivada pela pandemia do novo coronavírus. “Excluindo este efeito, o lucro líquido é de 62,3 milhões de euros e seria superior ao alcançado no primeiro trimestre de 2019”, indicou, na altura, em comunicado.

Por outro lado, a promotora espanhola que em janeiro de 2020 foi admitida na bolsa de Lisboa apresentou no trimestre em análise receitas de 131,8 milhões, um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente de 103,9 milhões e um lucro operacional de  74,7 milhões de euros.

“A empresa conta com uma posição de tesouraria e equivalentes de 1.277 milhões de euros e não enfrenta vencimentos de dívida até dentro de dois anos”, pode ler-se no documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.