[weglot_switcher]

Moody’s baixa ‘rating’ de Itália para Baa3

A agência de notação financeira enumera o enfraquecimento da força fiscal do país e a paralisação das reformas estruturais como fatores para o ‘downgrade’.
19 Outubro 2018, 23h19

A Moody’s anunciou esta sexta-feira que baixou o rating de Itália de ‘Baa2’ para ‘Baa3’ – mantendo a perspetiva do país estável – devido a um “enfraquecimento” da força fiscal do país e às metas para o défice orçamental previstas para os próximos anos.

Segundo a agência de notação financeira norte-americana, a dívida pública italiana deverá, provavelmente, estabilizar e manter-se próxima dos atuais 130% do PIB (em vez de iniciar uma tendência de descida, como seria esperado), o que justifica o nível de classificação, de risco moderado.

De acordo com a Moody’s, o downgrade deve-se sobretudo ao facto de o governo de Roma antecipar um défice orçamental para os próximos anos superior àquele que a agência estimava inicialmente. “Além disso, a tendência da dívida pública é vulnerável a perspetivas de crescimento económico mais fracas, o que poderá fazer com que o índice da dívida pública suba ainda mais do seu nível já elevado”, explica a agência.

Os analistas alertam ainda para a possibilidade de a paralisação das reformas estruturais gerar consequências negativas para o crescimento de Itália a médio prazo e para, mesmo a curto prazo, o estímulo fiscal dar “um impulso mais limitado ao crescimento do que aquele que o governo prevê”.

“Os planos de política fiscal e económica do governo não incluem uma agenda coerente de reformas que tenham em conta o desempenho do baixo crescimento de Itália de forma sustentada. Depois de um aumento temporário do crescimento, devido à política fiscal expansionista, a agência de rating espera que o crescimento volte a descer para cerca de 1%”, refere o relatório divulgado esta noite.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.