[weglot_switcher]

Moody’s: “Blockchain tem potencial para mudar substancialmente os serviços financeiros”

O relatório da agência de notação financeira considera que o impacto da tecnologia inovadora é misto e identificou duas áreas em que a blockchain deverá ter efeitos disruptivos: transações transfronteiriças e comissões e taxas.
  • Arnd Wiegmann/Reuters
16 Abril 2018, 16h48

A tecnologia blockchain tem um grande potencial para o setor financeiro, mas as implicações são mistas, segundo uma análise da Moody’s. A agência de notação financeira concluiu que a implementação da tecnologia inovadora poderá aumentar a eficiência dos bancos, por um lado, pressionando as taxas e comissões, por outro.

“A blockchain tem potencial para mudar substancialmente a forma como é executada uma grande variedade de serviços financeiros”, explicou Colin Ellis, managing director da Moody’s e co-autor do relatório sobre a tecnologia. “Os bancos poderão beneficiar significativamente dos desenvolvimentos e implementação de tecnologias blockchain em termos de aumento de eficiência, diminuição de custos e redução de custos”.

O relatório identificou duas áreas em que a blockchain deverá ter efeitos disruptivos: transações transfronteiriças e comissões e taxas. No caso da primeira área, o impacto é positivo já que poderá tornar as operações mais rápidas e baratas. Já a segunda, poderá ter um resultado negativo, em termos de crédito.

“A adoção destas tecnologias também limita o processamento de taxas, comissões e ganhos com transações estrangeiras, o que pressiona as receitas”, referiu Ellis. O relatório da Moody’s acrescenta que os bancos mais vulneráveis são os do Reino Unido, Bélgica e Suíça, devido ao elevado volume de transações transfronteiriças.

Cerca de 50% das receitas dos bancos suíços têm origem nessa fonte, enquanto os italianos, canadianos e israelitas têm uma exposição de cerca de 35%. Instituições bancárias da Ásia e dos países periféricos da Europa estão relativamente menos expostos, dado o menor peso das transações transfronteiriças nas contas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.