[weglot_switcher]

Moody’s alarga período para revisão da dívida de Itália, para perceber direção da política económica

A agência de rating espera obter “maior clareza sobre o caminho orçamental e a agenda de reformas” que será adotada nos próximos meses pelo Governo formado pelo Movimento Cinco Estrelas e pela Liga (extrema-direita)
20 Agosto 2018, 17h59

A agência de notação financeira Moody’s informou esta segunda-feira, 20 de agosto, que estendeu o período de análise para revisão da dívida de Itália, com uma possível descida da classificação, esperando, assim, ter mais tempo para conhecer mais detalhes sobre a política económica do Governo italiano.

A Moody’s indicou em comunicado que espera obter a curto prazo “maior clareza sobre o caminho orçamental e a agenda de reformas” que será adotada nos próximos meses pelo Governo formado pelo Movimento Cinco Estrelas e pela Liga (extrema-direita), que prometeram medidas que os analistas consideraram incompatíveis, como uma “drástica” descida de impostos e um subsídio para desempregados.

O processo de revisão da nota, que atualmente tem um nível de aprovação baixo, estará concluído “o mais tardar em finais de outubro”.

A Moody’s adverte para o risco de a posição orçamental de Itália se debilitar em função de decisões governamentais ou da alteração de reformas feitas no passado, como a das pensões e do mercado laboral.

A agência espera a publicação da atualização do Documento Económico e Financeiro que tem as previsões económicas do país para os próximos três anos e que o Governo conta dar a conhecer antes de finais de setembro.

O Executivo também vai ter de apresentar o orçamento para o próximo ano e enviá-lo à Comissão Europeia antes de 15 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.