[weglot_switcher]

Moody’s diz que a compra da Viesgo é “moderadamente positiva” para a EDP

A agência também aponta que o negócio tem um “impacto neutro no perfil financeiro da EDP dado o financiamento parcial através” do aumento de capital. A Mooyd’s mantém inalterado o rating da elétrica com perspetiva estável.
27 Julho 2020, 15h30

A Moody’s manteve o rating da EDP em ‘Baa3’, com perspetiva estável.   A agência de notação financeira voltou a analisar as contas da cotada depois do anúncio para a compra da energética espanhola Viesgo.

“A Moody’s considera que a compra da Viesgo é moderadamente positiva para o perfil de risco do negócio da EDP”, pode-se ler no comunicado divulgado esta segunda-feira pela Moody’s.

A agência também aponta que o negócio tem um “impacto neutro no perfil financeiro da EDP dado o financiamento parcial através” do aumento de capital no valor de mil milhões de euros.

Na sua opinião, a aquisição da Viesgo representa um forte adição industrial e estratégica nas atividades da EDP em Espanha, apontando que a elétrica vai juntar a sua rede de distribuição de eletricidade com a da Viesgo, “criando um negócio com uma base regulada de ativos no valor de 1,8 mil milhões de euros”.

A agência norte-americana destaca que as redes de distribuição de eletricidade em Espanha beneficiam da “visibilidade sobre as suas receitas até ao final de 2025, com um retorno de 5,58% (nominal, antes de impostos”.

Ao mesmo tempo, o negócio também vai permitir à EDP reforçar o seu portefólio de centrais eólicas na Península Ibérica.

Com esta aquisição, a EDP vai aumentar o peso das redes reguladas de distribuição no seu EBITDA para 30% face aos 27% registados no final de 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.