[weglot_switcher]

Moody’s sinaliza que pode cortar o ‘rating’ de Itália devido ao novo Governo

A agência de notação financeira anunciou que irá usar o período de revisão para avaliar o impacto da política orçamental e económica do novo governo no perfil de crédito de Itália, com um foco particular para dívida e défice.
26 Maio 2018, 09h50

A Moody’s colocou o rating do Governo de Itália “sob revisão para possível downgrade” devido ao risco associado à nova coligação governativa, anunciada esta semana. Num relatório publica na sexta-feira à noite, a agência de notação financeira anunciou que irá avaliar o impacto económico e orçamental das propostas do novo governo antes de decidir tomar essa decisão.

“Os principais impulsionadores para o início da revisão para revisão em baixa são os seguintes: o risco significativo de um enfraquecimento substancial da força orçamental de Itália, dados os planos orçamentais do novo governo de coaligação; e o risco de que o esforço de reforma estrutural pare e que reformas passadas, como as reformas das pensões implementadas em 2011, sejam revertidas”, anunciou a Moody’s.

Os ratings colocados sob análise incluem emitente de longo prazo Baa2 e obrigações bancárias não garantidas não subordinadas, mas também títulos senior não garantidos, Papel Comercial e outros ratings de curto-prazo de Prime-2/(P) Prime-2.

“A Moody’s irá usar o período de revisão para avaliar o impacto da plataforma de política orçamental e económica do novo governo no perfil de crédito de Itália, com um foco particular no efeito sobre as trajetórias do défice e da dívida nos próximos anos”, explicou.

A agência de notação financeira acrescentou que a revisão também servirá para avaliar se o novo governo pretende continuar a implementar reformas estruturais, que promovam o crescimento, ou se, pelo contrário, pretende reverter reformas anteriores, como a reforma do sistema  de 2011, bem como outras iniciativas de política económica nos próximos meses que possam ter uma incidência sobre o potencial de crescimento do país nos próximos anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.