[weglot_switcher]

Mora em Vila do Conde? É a melhor freguesia para se viver no Grande Porto

Um estudo conduzido pelo portal imobiliário Imovirtual escolheu as 10 melhores freguesias desta região para viver. Vila do Conde foi quem recebeu as melhores avaliações entre todas as freguesias, numa escala de 1 a 5, nos fatores de ‘limpeza’ (4,45), ‘qualidade do ar’ (4,39), ‘acessos’ e ‘segurança’ (ambas com 4,26). Conheça aqui o restante ‘top10’.
  • Porto, Portugal – 59 euros
27 Novembro 2018, 16h25

A freguesia de Vila do Conde foi escolhida como a melhor para viver na região do Grande Porto de acordo com um estudo conduzido pelo portal imobiliário Imovirtual, junto de mais de 2.850 indivíduos residentes em Portugal, divulgado esta terça-feira.

Entre os concelhos analisados está Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. Os 2.850 inquiridos avaliaram as freguesias onde residem através de 12 fatores: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento.

Vila do Conde foi quem recebeu as melhores avaliações entre todas as freguesias, numa escala de 1 a 5, nos fatores de ‘limpeza’ (4,45), ‘qualidade do ar’ (4,39), ‘acessos’ e ‘segurança’ (ambas com 4,26). Além de Vila do Conde (4,24) no ‘Top10’ entram também a cidade da Maia (4,16), Arcozelo (4,09), Matosinhos e Leça da Palmeira (4,08), São Félix da Marinha (4,05), Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (4,00), Santo Tirso, Couto e Burgães (4), Mafamude e Vilar do Paraíso (3,92), São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (3,92) e Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai (3,91).

Em sentido inverso surgem nas 10 piores classificadas as freguesias de Pedroso e Seixezelo (3,68), Baguim do Monte (3,68), Oliveira do Douro (3,68), Bougado (São Martinho e Santiago) (3,65), Ermesinde (3,65), Fânzeres e São Pedro da Cova (3,63), Valongo (3,59), Campanhã (3,45), Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo (3,40) e Serzedo e Perosinho (3,33), tendo os concelhos de Vila Nova de Gaia e Valongo agregado a maioria destas freguesias.

Os três fatores que melhor classificação receberam de um modo geral foram a ‘segurança’, ‘acessos’ e ‘estabelecimentos de ensino’. Pela negativa, ‘transportes públicos, ‘lojas e restaurantes’ e ‘espaços de lazer’ foram os fatores que receberam piores classificações na globalidade, segundo os dados foram recolhidos entre os meses de abril e setembro deste ano.

A destacar desta análise – que teve em conta as freguesias do Grande Porto que receberam no mínimo 20 respostas cada uma, num total de 36 freguesias – está ainda o facto de as freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, no concelho de Matosinhos, terem sido consideradas aquelas com o ‘custo de vida’ mais elevado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.