[weglot_switcher]

Moratórias nos créditos em Espanha. Bancos querem alívio regulatório

Está por apurar se a concessão de moratórias será acompanhada por um alívio da regulação bancária sobre as provisões. Esta é o principal receio da banca espanhola que teme que suspensão do pagamento de créditos hipotecários poderá engordar o stock de malparado.
  • Albert Gea/Reuters
18 Março 2020, 11h03

Os bancos espanhóis estão preocupados com a falta de clareza sobre a concessão de moratórias a determinados créditos que foram ontem anunciados pelo Executivo espanhol liderado por Pedro Sanchéz, avança o jornal “Expansión”, uma vez que poderão agravar o malparado.

Na terça-feira, o governo espanhol revelou um conjunto de medidas para estimular a atividade económica numa altura em que Espanha está de quarentena por causa da propagação do Covid-19. Entre as medidas encontram-se moratórias nos créditos à habitação nos casos de compra para primeira habitação, ou queda substancial dos rendimentos das famílias e despedimento.

A publicação dá conta que ainda está por apurar se a concessão de moratórias será acompanhada por um alívio da regulação bancária sobre provisões. Esta é o principal receio da banca espanhola que teme que suspensão do pagamento de créditos hipotecários poderá engordar o stock de malparado.

Em Espanha, o CaixaBank, dono do BPI, e o BBVA são os bancos com mais crédito à habitação concedido, avaliado em cerca de 150 mil milhões de euros, diz o “Expansión”.

O Jornal Económico apurou e noticiou ontem que as empresas e as famílias afetadas pelos efeitos económicos da epidemia de coronavírus poderão vir a beneficiar de uma suspensão do pagamento de empréstimos bancários, de acordo com uma solução que está a ser estudada pelo Governo, os supervisores e a Associação Portuguesa de Bancos (APB).

O objetivo desta medida, que ainda está em discussão mas poderá ser anunciada em breve, será minimizar o impacto da epidemia, que ameaça paralisar as economias de Portugal e da maior parte dos países europeus.

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-estuda-moratoria-nos-creditos-de-empresas-e-familias-afetadas-pelo-covid-19-560293

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.