[weglot_switcher]

Morgues hospitalares esgotadas e cremações com lista de espera em Portugal

Agendamento de cremações, que habitualmente eram resolvidas em dois dias, estão agora a demorar até uma semana. Mortes por Covid-19 nos primeiros 15 dias do ano já representam 20% do total desde março do ano passado.
  • HO/Reuters
17 Janeiro 2021, 09h49

O aumento da mortalidade em Portugal, em boa parte provocada pela pandemia da Covid-19, aliada à escolha pela cremação, está a deixar esgotadas as morgues dos hospitais para guardar os corpos que aguardam pela sua vez nos complexos funerários, escreve o “Jornal de Notícias” este domingo, 17 de janeiro.

Agendamento de cremações, que habitualmente eram resolvidas em dois dias, estão agora a demorar até uma semana. As mortes por Covid-19 nos primeiros 15 dias do ano já representam 20% do total desde março do ano passado.

Na região de Lisboa, “cerca de 55% dos cadáveres já são cremados”, sendo que “a capacidade de frio dos hospitais está esgotada e alguns estão a climatizar salas” para guardar cadáveres, refere o presidente da Associação Nacional das Empresas Lutuosas, Carlos Almeida.

Situação diferente é verificada no Porto, onde os centros hospitalares de Santo António e de São João dizem não existir sobrecarga. “Teria de haver uma mortalidade bastante extraordinária para esgotar a capacidade. O São João” não tem “qualquer limitação ou constrangimento”, afirma o presidente da Associação dos Agentes Funerários de Portugal, Vítor Cristão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.