[weglot_switcher]

Morreu David Koch, financiador do Partido Republicano e um dos homens mais ricos do mundo

David Koch deixa a mulher, Julia Koch e três filhos, David Jr., Mary Julia e John Koch.
23 Agosto 2019, 20h35

David Koch, antigo vice-presidente executivo das Koch Industries, morreu esta sexta-feira, 23 de agosto, vítima de cancro aos 79 anos, depois de 27 anos a combater a doença.

O bilionário norte-americano, em parceria com o irmão Charles Koch, teve uma enorme influência do mundo dos negócios através do seu conglomerado industrial que atua na área da refinação de petróleo, produção de fertilizantes e de produtos domésticos e que factura 110 mil milhões de dólares (99 mil milhões de euros) ao ano.

David Koch tinha uma fortuna de 42,4 mil milhões de dólares e reformou-se em 2018 devido a problemas de saúde.

O magnata tinha também projetos sociais. Ao longo da vida doou mais de 1,3 mil milhões de dólares, contribuindo para várias instituições médicas e culturais, como o teatro nova-iorquino Lincoln Center, casa do Ballet de Nova Iorque ou o Museu Americano de História Natural.

De ideologia libertária, chegou a ser candidato a vice-presidente dos Estados Unidos com Ed Clark na corrida à presidência, pelo Partido Libertário, tendo obtido 1% dos votos. Fundou a Citizens for a Sound Economy (Cidadãos para uma economia sólida) e doou grandes somas a grupos de interesses e campanhas políticas, quase todas republicanas, sendo um apoiante fervoroso de menos Estado e menos regulação.

Koch foi um apoiante indefectível da candidatura de Mitt Romney à presidência dos EUA em 2012, mas não apoiou Donald Trump em 2016 por este ser anti-imigração e pró-tarifas comerciais.

Esta atividade política tornou-o muito controverso e alvo de muitas críticas, quer da parte dos democratas, quer do atual presidente republicano dos EUA, Donald Trump.

Nascido em Wichita, Kansas a 3 de maio de 1940, David Koch formou-se no Instituto de Tecnologia do Massachussets (MIT) em engenharia química. Tendo batido recordes na equipa de basquetebol do Instituto.

Em 1970 passa a integrar o negócio familiar, então liderado pelo seu irmão Charles, como responsável pelos serviços técnicos da Koch Industries.

Ficou célebre a sua participação numa longa disputa judicial entre 1985 e 2001 com os seus irmãos Frederick e Bill, depois de estes lhe terem vendido a si e ao irmão Charles a suas participações em 1983. Frederick e Bill passaram os 18 anos seguintes a litigar por causa do preço de venda das ações, cerca de 800 milhões de dólares, que estes acabaram por considerar baixo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.