[weglot_switcher]

Morreu Diego Armando Maradona

O astro argentino, considerado por muitos como o melhor jogador do século XX, morreu hoje aos 60 anos no seu país natal devido a uma paragem cardiorrespiratória. O eterno número 10 argentino mantinha uma rivalidade acessa com a lenda da seleção canarinha Pelé.
25 Novembro 2020, 16h22

Diego Armando Maradona morreu hoje aos 60 anos, avança hoje o jornal argentino Clarín. O antigo futebolista sofreu uma paragem cardiorrespiratória na sua casa na cidade de Tigre, na Argentina, depois de ter sido operado recentemente a um hematoma subdural.

Nascido a 30 de outubro de 1960 na cidade argentina de Lanús, o médio ofensivo contou com 90 internacionalizações pela seleção das Pampas e 34 golos marcados. Atualmente, treinava a equipa argentina d oGimnasia y Esgrima.

O momento alto da sua carreira foi em 1986 quando conquistou o Campeonato do Mundo pela Argentina durante o torneio realizado no México.

Maradona venceu o prémio Melhor Jogador do Século XX da FIFA no ano 2000, numa votação online conquistando 53% dos votos contra 18% do astro brasileiro Pelé.

Por clubes, venceu o campeonato italiano duas vezes ao serviço do Nápoles (87 e 90), uma taça e supertaça de Itália (87 e 91) e uma Taça UEFA (89).

Ao serviço do FC Barcelona venceu uma Taça de Espanha (83), uma Supertaça de Espanha (84), e uma Taça da Liga de Espanha (83).

Na sua terra natal, foi campeão da liga em 1981 pelo Boca Juniors.

O jogador foi também melhor marcador na Serie A italiana na época de 87/88 com 15 golos.

O antigo jogador deixa cinco filhos: Dalma Nerea, Gianinna Dinorah, Diego Junior, Jana e Diego Fernando.

Diego Maradona deixa para a eternidade o que foi considerado o melhor golo do século XX numa votação da FIFA em 2002, uma arrancada do meio-campo na semifinal contra a Inglaterra, jogo que ficou marcado pelo primeiro golo: a famosa “mão de Deus”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.