[weglot_switcher]

Morreu ex-secretário geral da ONU Kofi Annan

O primeiro afro americano a atingir um cargo de topo na diplomacia internacional faleceu este sábado aos 80 anos.
18 Agosto 2018, 10h46

O antigo secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan faleceu este sábado, na Suíça, segundo a informação veiculada pela fundação à qual presidia.

O vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2011- pelo seu trabalho na criação do Fundo Global de luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária – e o primeiro afro americano a atingir um cargo de topo na diplomacia internacional morreu aos 80 anos de idade, por motivos de doença. De acordo com as agências noticiosas internacionais, Kofi Annan falaceu num hospital de Berna.

“É com imensa tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-secretário geral das Nações Unidas [7º] e vencedor do Prémio Nobel da Paz, faleceu pacificamente este sábado, 18 de agosto, por doença”, pode ler-se numa publicação feita através da conta oficial da Fundação Kofi Annan, na rede social Twitter.

A mulher e a filha do diplomata ganês, Nane e Ama, estiveram na unidade hospitalar suíça nos seus últimos dias de vida. “A família pede gentilmente privacidade neste momento de luto. Os preparativos para celebrar a sua vida notável serão anunciados mais tarde”, refere ainda a nota de obituário.

Kofi Annan nasceu a 8 de abril de 1938, em Kumasi, e tinha fundado em 2007 a Fundação Kofi Annan com o objetivo de mobilizar a vontade política de forma a “superar as ameaças à paz, ao desenvolvimento e aos direitos humanos”.

Notícia atualizada às 11h22

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.