[weglot_switcher]

Moscovici diz que não há polícia bom e polícia mau em Bruxelas. “Adoramos Portugal”

O Comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici e o responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis trabalharam lado a lado nos últimos anos. Em final de mandato do francês, deixou a mensagem sobre Portugal: “Quando há uma história de sucesso, não há nenhum polícia bom, nem polícia mau”.
20 Novembro 2019, 12h12

Em fim de mandato, o Comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, garantiu que sempre trabalhou em conjunto com Valdis Dombrovskis, responsável pelo Euro, para encontrar consensos e que não existiu o papel de ‘polícia bom’ e ‘polícia mau’ entre ambos os responsáveis da Comissão Europeia ao longo dos últimos anos sobre as medidas pedidas a Portugal.

Em conferência de imprensa sobre os pareceres da Comissão Europeia relativos aos esboços orçamentais submetidos pelos países para 2020, Moscovici explicou que ambos os Comissários são “diferentes”, mas “sempre trabalhámos juntos para encontrar consensos”.

Questionado se sentiu que ao longo dos anos, um desempenhou o papel de ‘polícia bom’ e outro o de ‘polícia mau’, Moscovici negou e ideia e garantiu: “Posso dizer uma coisa com toda a certeza, ambos adoramos Portugal”.

“Quando há uma história de sucesso, não há nenhum polícia bom, nem polícia mau”, acrescentou.

Valdis Dombrovskis reforçou que espera que Portugal envie um novo esboço orçamental, já com as medidas previstas para o próximo ano, uma vez que o cenário enviado a 15 de outubro é baseado em políticas invariantes.

A Comissão Europeia voltou a alertar que Portugal corre o risco de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento em 2020, à semelhança da carta enviada a Mário Centeno a 22 de outubro.

“No caso da Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Eslovénia, Eslováquia e Finlândia, os projetos de planos orçamentais apresentam um risco de incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento em 2020. A aplicação dos planos destes Estados-Membros poderá dar origem a desvios significativos das trajetórias de ajustamento com vista à realização dos respetivos objetivos orçamentais de médio prazo”, refere Bruxelas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/bruxelas-volta-a-avisar-portugal-esta-em-risco-de-violar-metas-do-defice-estrutural-em-2020-515598

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.