[weglot_switcher]

Moscovici: Portugal merece um olhar mais positivo das agências de “rating”

“Quando o desempenho macroeconómico melhora e quando as finanças públicas estão mais em ordem, não será ilógico que aqueles que avaliam a economia portuguesa se deem conta de que os riscos não podem ser olhados hoje com os óculos de ontem”, argumenta o omissário europeu dos Assuntos Económicos.
30 Maio 2017, 13h16

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta terça-feira que, depois da recomendação de saída do país do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) e do desempenho económico português, as agências de ‘rating’ devem olhar de forma mais positiva para a notação financeira atribuída a Portugal.

“Quando o desempenho macroeconómico melhora, e é esse o caso, e quando as finanças públicas estão mais em ordem, mesmo que subsistam problemas de dívida que não podem ser subestimados, então não será ilógico que aqueles que avaliam a economia portuguesa se deem conta de que os riscos não podem ser olhados hoje com os óculos de ontem, e que há boas razões de confiar mais em Portugal hoje, o que não era o caso no passado”, afirmou Pierre Moscovici.

Perante a comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, o comissário europeu disse ainda que “o que se passa em Portugal merece ser olhado de forma positiva e os desenvolvimentos devem reforçar a confiança em Portugal”.

Pierre Moscovici lembra, no entanto, que “não cabe à Comissão Europeia falar diretamente com as agências de notação”, mas que o cenário macroeconómico atual possibilita uma maior confiança das principais agências de classificação de risco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.