[weglot_switcher]

Moscovo considera “muito elevado” risco de guerra entre EUA e Coreia do Norte

Ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que está nas mãos de Washington avançar com um gesto de desanuviamento e recorda que a Rússia também não aprecia a circunstância de Pyongyang ser uma potência nuclear.
  • KCNA/via REUTERS
11 Agosto 2017, 18h15

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, considerou hoje “muito elevado” o risco de um confronto militar entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Citado pelos órgãos de comunicação social russos, Lavrov recordou que Moscovo não está confortável com o facto de a Coreia do Norte ter passado a ser uma potência nuclear, mas também afirmou que está nas mãos de Washington avançar com um gesto de desanuviamento.

Mas, perante o acumular de declarações inflamadas e ameaças de vária ordem proferidas de ambos os lados do conflito, o ministro – um dos mais influentes junto do presidente Vladimir Putin – parece estar pouco esperançado nesse desanuviamento.

Perante a escalada das ameaças – o ataque à ilha de Guam e a resposta norte-americana de uma ação de “fúria e de fogo como o mundo nunca viu”, segundo disse o presidente norte-americano Donald Trump – Lavrov afirmou que a Rússia se mantém disponível para evitar o início de um conflito de todas as formas que lhe forem possíveis.

O ministro russo recordou que a Rússia e a China – o país que tem maior influência em Pyongyang – chegaram a propor um plano que previa cedências de ambas as partes: o fim dos testes com os mísseis norte-coreanos com capacidade para atingirem o território continental dos Estados Unidos e, paralelamente, o fim das manobras militares conjuntas entre as tropas norte-americanas e sul coreanas.

A diplomacia de Pequim também não se cansa de recordar a Trump a existência deste plano, que Washington nunca quis equacionar.

É neste quadro que se percebe que nem Moscovo nem Pequim enfileirem sem rodeios pela posição de Washington, apesar das críticas insistentes que Trump tem feito à atuação de russos e chineses. Principalmente dos segundos: ainda há pouco dias, o presidente dos Estados Unidos dizia que, se quisesse, o governo chinês poderia acabar com a ameaça norte-coreana em pouco tempo.

Em resposta, a China lembrou a Trump que o facto de os Estados Unidos terem aceitado uma venda de armas norte-americanas para Taiwan não ajudou a que os dois países se entendam no que diz respeito aos dossiês internacionais mais difíceis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.