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Mota-Engil assina contrato de 1.490 milhões na Nigéria e Níger

O contrato, considerado o maior de sempre na história da construtora nacional, respeita à construção de uma linha férrea com cerca de 374 quilómetros de extensão que atravessa os dois países africanos e que terá um prazo de execução de 32 meses.
  • Mota-Engil
11 Janeiro 2021, 18h56

A Mota-Engil assinou hoje, dia 11 de janeiro, um contrato no montante de 1.820 milhões de dólares, cerca de 1.490 milhões de euros ao câmbio atual, na Nigéria e no Níger, considerado o maior de sempre na história da construtora portuguesa.

Segundo um comunicado enviado há minutos à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o contrato em causa foi garantido por uma subsidiária da Mota-Engil para a região de África e respeita à execução do projeto, à construção e ao financiamento de uma infraestrutura ferroviária naqueles dois países africanos.

“O contrato acima referido celebrado com o Ministério dos Transportes da Nigéria ascende a cerca de 1.820 milhões de dólares americanos e incluirá o projeto, o ‘procurement’, a construção, bem como o financiamento (EPC-F) da linha férrea com cerca de 284 quilómetros + 94 quilómetros, ‘Kano-Danbatta-Kazaure-Daura-MashiKatsina-Jibiya-Maradi (Niger Republic) with a branch line to Dutse'”, avança o referido comunicado.

Os responsáveis do grupo liderado por António Mota e Gonçalo Moura Martins revelam ainda que, “durante os próximos meses, a Mota-Engil irá, conjuntamente com o Governo da Nigéria e as entidades financiadoras, trabalhar na conclusão do ESIA (Environmental and Social Impact Assessment), nas necessárias expropriações, na mobilização inicial e na elaboração do projeto, com vista à sua conclusão e à aprovação final do financiamento por parte do Governo da Nigéria”.

“Aquele financiamento tem vindo a ser estruturado e negociado pelo KFW-IPEX BANK, Africa Finance Corporation e pelo Credit Suisse, como Financial Advisors da Mota-Engil e Mandated Lead Arrangers para a transação, contará com o apoio de diversas ECA (Export Credit Agencies) internacionais e será tomado pela República da Nigéria. Terminada aquela fase, arrancarão os trabalhos efetivos de construção da infraestrutura ferroviária que terão uma duração de 32 meses”, destaca o comunicado em questão.

Os responsáveis da Mota-Engil acentuam que, “tratando-se do maior contrato de sempre do grupo, este tem vindo a exigir ao longo dos últimos três anos uma preparação e organização ímpares conducentes à mitigação dos riscos, à maximização da rentabilidade, à redução dos prazos de execução e à minimização do impacto nas comunidades locais e do seu custo para a República da Nigéria”.

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