[weglot_switcher]

Mota-Engil assina contrato de 280 milhões de euros em Angola

O contrato, para reabilitar a estrada EN230 entre as localidades angolanas de Muamussanda e Saurimo, tem a duração de 18 meses. Da empreitada faz ainda parte a construção da nova Variante Circular de Saurimo numa extensão de 39,5 quilómetros.
  • Mario Proenca/Bloomberg
31 Agosto 2020, 18h36

A Mota-Engil anunciou esta segunda-feira que assinou, através da sua subsidiária em Angola, um contrato para reabilitar a estrada EN230 entre as localidades angolanas de Muamussanda e Saurimo, com a duração de 18 meses e o valor de 335 milhões de dólares (cerca de 280 milhões de euros).

Da empreitada a cargo do grupo português faz ainda parte a construção da nova Variante Circular de Saurimo, numa extensão de 39,5 quilómetros (km), o que faz com que este projeto em África totalize 306,5km. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que as obras arrancam no imediato.

A Mota-Engil refere, no mesmo documento, que este contrato representa o reforço da carteira de encomendas na sua componente de infraestrutura rodoviária, “diversificando, assim, o tipo de obras em execução naquele mercado, aspeto fundamental na política de mitigação de riscos e maximização da utilização dos ativos que o grupo dispõe no país”.

A construtora da família Mota, que estabeleceu recentemente uma parceria estratégica com o grupo estatal chinês CCCC, destaca que a EN 230 é um dos principais eixos rodoviários em Angola, uma vez que liga Luanda à cidade de Saurimo, atravessa as províncias do Bengo, Kwanza Norte, Malange, Lunda Norte e Lunda Sul e, subsequentemente, tem ligação à República Democrática do Congo.

Como tal, assume “especial importância no apoio ao desenvolvimento da atividade económica” de Angola, nomeadamente “nas atividades agrícola e mineira, enquanto corredor logístico facilitador e acelerador do escoamento dos fornecimentos e das produções de ambas os setores de atividade”, pode ler-se na nota divulgada pelo regulador dos mercados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.