[weglot_switcher]

Mota-Engil entra na Argentina com concessão rodoviária a 15 anos

O investimento previsto, a realizar nos primeiros cinco anos da concessão, ascende a cerca de 768,5 milhões de euros (900 milhões de dólares).
  • Cristina Bernardo
1 Agosto 2018, 20h14

A Mota-Engil concretizou a entrada na Argentina, um novo mercado externo, ao garantir uma posição de 33% num consórcio que ganhou uma concessão rodoviária por um período de 15 anos.

O contrato prevê a construção num troço de 20 quilómetros de área urbana e de 227 quilómetros de área rural do Corredor Sur, na província de Buenos Aires, com uma ligação ao aeroporto de capital argentina.

O investimento previsto, a realizar nos primeiros cinco anos da concessão, ascende a cerca de 768,5 milhões de euros (900 milhões de dólares).

Cerca de 95% deste montante será aplicado em obras de alargamentos de vias e/ou reabilitações neste Corredor Sur.

Segundo fonte da Mota-Engil explicou ao Jornal Económico, a exploração desta concessão vai iniciar-se de imediato.

A concessão será paga ao consórcio privado integrado pela Mota-Engil através do regime de disponibilidade, “os quais asseguram o valor das obras de reabilitação e de alargamento em 80% do investimento total, sendo o restante investimento e os gastos da operação cobertos pela cobrança de portagens”, segundo explica o comunicado enviado pela Mota-Engil à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Por isso, este é “um modelo de baixo risco”, sublinhou a mesma fonte da Mota-Engil ao Jornal Económico, uma vez que o TMD – Tráfego Médio Diário desta concessão, no momento atual, é de 250 mil veículos.

“O pagamento por disponibilidade é assegurado por um ‘trust’, propriedade do Governo da Argentina, o qual irá receber os impostos sobre combustíveis, bem como o recebimento parcial de algumas portagens com a obrigação contingente do Governo [argentino] de suprir qualquer insuficiência verificada”, acrescenta o referido comunicado da Mota-Engil.

O mesmo documento esclarece que “este tipo de concessões público-privadas foi acordado recentemente nas negociações mantidas entre o Governo da Argentina e o Fundo Monetário Europeu”.

A Mota-Engil ganhou este contrato no âmbito do concurso de PPP Vias Seguras, patrocinado pelo Governo da Argentina.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.