[weglot_switcher]

Mota-Engil financia-se em 133 milhões de euros no México

Através da sua subsidiária mexicana Administradora para el Desarrollo-MEM, a construtora colocou cerca de 133 milhões de euros em CERPI, uma modalidade de fundos de capital do México. A operação a 50 anos foi intermediada e colocada pela subsidiária do Citibank no México, MTH Capital e CIBanco SA.
14 Novembro 2018, 12h02

A construtora Mota-Engil anunciou esta quarta-feira que a sua subsidiária mexicana Administradora para el Desarrollo-MEM colocou 3 mil milhões de pesos mexicanos, o equivalente a 133 milhões de euros, em CERPI.

“A Mota-Engil SGPS anuncia que a sua subsidiária mexicana Administradora para el Desarrollo-MEM (“ADM MEM”) colocou, com sucesso, junto de investidores institucionais, Certificados Bursátiles Fiduciarios de Proyectos De Inversión (“CERPI” ou “Fundo CERPI”), num montante inicial de três mil milhões de pesos mexicanos, ou cerca de 150 milhões de dólares na Bolsa Mexicana de Valores através de uma Oferta Pública restringida”, explica a empresa, em comunicado enviado às redações.

A colocação foi efetuada em Certificados Bursátiles Fiduciarios de Proyectos De Inversión, uma modalidade de fundos de capital que, segundo a Mota-Engil, “permite aos investidores institucionais mexicanos investir em diversos setores da economia e, neste caso, nos setores de infraestruturas, energia e turismo no México e em outros países da América Latina”.

No comunicado, a construtora refere que a subscrição inicial do Fundo CERPI “permitirá realizar investimentos futuros” em regime de co-investimento com o Grupo Mota-Engil, o que representa “um marco importante pelo dinamismo e inovação financeira da empresa para o financiamento de projetos ‘greenfield’ e rotação de ativos ‘brownfield’ detidos pela empresa”. Tudo somado, trata-se de “um instrumento adicional e com potencial de crescimento para a empresa nesta região.”

O Fundo CERPI, com uma maturidade de 50 anos, é considerado pela construtora, “um marco e uma alavanca” para o seu futuro desenvolvimento na região, na medida em que lhe permite “concretizar a execução de projetos de relevância na dimensão e geração de valor para as comunidades onde se insere”.

A operação teve como intermediário colocador a subsidiária do Citibank no México (Citibamex Casa de Bolsa), Agente Estruturador a MTH Capital e Banco Fiduciário o CIBanco SA.

As ações da Mota-Engil estão a cai 0,84%, para 1,65 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.