[weglot_switcher]

Mota-Engil ganha músculo para expansão com entrada da gigante chinesa CCCC

Aliança com quarto maior grupo mundial de engenharia avalia a Mota-Engil em 750 milhões de euros e garante que os acionistas portugueses mantêm o controlo da gestão. Mercados internacionais são o alvo.
28 Agosto 2020, 12h00

A família Mota estabeleceu uma parceria estratégica com o grupo estatal chinês CCCC – China Communications Construction Company, o quarto maior grupo construtor mundial, para reforçar a solidez financeira da Mota-Engil e atacar de forma mais agressiva os grandes contratos internacionais do setor, em particular em África e na América Latina.

A aliança, anunciada ontem ao mercado, valoriza a empresa portuguesa em cerca de 750 milhões de euros – no final da sessão bolsista da passada quarta-feira a capitalização de mercado da Mota-Engil situava-se em 344 milhões de euros, menos de metade deste valor de referência. Desde logo, o acordo, que prevê a redução da posição MGP, holding da família Mota dos atuais 65% na respetiva estrutura accionista para uma parcela futura de 40%, pressupõe um prémio bastante interessante para os acionistas nacionais da Mota-Engil, que mantêm o domínio da empresa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.