[weglot_switcher]

Motoristas rejeitam mediação do Governo. Greve mantém-se. ANTRAM tem até sexta-feira para responder

Sindicatos querem uma resposta da ANTRAM às suas propostas até sexta-feira, mas patrões garantem que não pretendem negociar com os dois sindicatos, enquanto a greve estiver marcada.
  • pedro-pardal-henriques-SNMMP
    António Pedro Santos / Lusa
6 Agosto 2019, 12h01

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) rejeitou a proposta de mediação proposta pelo Governo.

Pedro Pardal Henriques disse ao Público que os motoristas não vão cancelar a greve “em troca de uma promessa de desencadear um processo que já antes aconteceu e que não teve resultados”.

O vice-presidente do SNMMP considera que a bola está do lado dos patrões, lançando um ultimato à Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM). “A greve só depende da ANTRAM. Têm até sexta-feira para dizer se querem ou não que se faça greve”, afirmou.

O Governo anunciou na segunda-feira que tinha proposto um novo começo nas negociações entre os motoristas e os patrões. Para isto, pretendia acionar um “mecanismo legal de mediação”. Se os sindicatos aceitassem esta mediação, a greve seria desconvocada e teria início uma nova ronda de negociações. Caso contrário, o próprio Executivo iria propor um acordo coletivo de trabalho.

Por seu turno, a ANTRAM voltou a reafirmar hoje que não pretende negociar com o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias (SNMMP), que marcaram a greve para dia 12 de agosto.

“Vimos negociar com quem cumpre protocolos e com que recupera documentos”, disse hoje o representante da ANTRAM, André Nunes de Almeida, à entrada para a reunião com a Federação dos Transportes (FECTRANS), que não vai participar na greve de 12 de agosto, que está a decorrer no ministério das Infraestruturas em Lisboa.

https://jornaleconomico.pt/noticias/greve-dos-motoristas-patroes-dizem-que-so-negoceiam-com-sindicatos-que-cumpram-protocolos-475807

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.