Movimento Antinuclear propõe simulacro de acidente em Portugal

O simulacro em questão deveria ser realizado junto à fronteira com Espanha, a 100 quilómetros da central nuclear de Almaraz.

Rafael Marchante / Reuters

O Movimento Ibérico Antinuclear, coordenado por António Eloy, apresentou ao diretor dos Serviços de Risco e Planeamento da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a proposta de se realizar em Portugal um simulacro de acidente nuclear, segundo avança esta quarta-feira o “Público”.

O simulacro em questão deveria ser realizado junto à fronteira com Espanha, a 100 quilómetros da central nuclear de Almaraz.

Para tal, refere o jornal, o exercício deveria envolver, além da Proteção Civil, as autarquias e outras autoridades.

A ANPC remeteu para breve respostas, nomeadamente sobre se concorda com a realização do exercício, se este é condição necessária para concretizar um plano de emergência com impacto, e se a Proteção Civil está a delinear medidas de prevenção a aplicar num eventual caso de acidente.

Relacionadas

Governo espanhol quer energéticas a cobrir custos do desmantelamento de centrais nucleares

O ministro da Energia espanhol, Álvaro Nadal, explica que a medida tem em vista uma redução de os custos estatais e lembra que a Espanha é o único país em que o tratamento de resíduos radioativos está a cabo de uma empresa pública.

Eletricidade continua a ganhar terreno aos combustíveis fósseis

A eletricidade depara-se com três tendências: competitividade das renováveis, paradigma da produção distribuída e massificação dos veículos elétricos.

Dois reatores nucleares vão ser encerrados definitivamente no Japão em 2019

Depois da pior catástrofe nuclear do mundo depois de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o Japão aumentou significativamente o grau de exigências em termos de segurança nuclear no país.

Almaraz: Eurodeputado Zorrinho exorta governos a fazerem acordo sobre o desmantelamento da central

Eurodeputado realçou que o acordo existente entre os dois países ibéricos sobre a central nuclear espanhola foi no âmbito da construção do aterro e para os resíduos da central espanhola.
Recomendadas

União Europeia facilita compras digitais mas Portugal falha prazo

“A Comissão está a acompanhar de perto a situação e em breve decidiremos as próximas medidas para garantir que todos os Estados-membros cumprem as suas obrigações”, diz Nathalie Vandystadt, porta-voz de Bruxelas.

Governo de Angola espera recessão de 1,7% em 2018

Ministro da Economia e Planeamento angolano referiu que depois de contrações de 2,6% e 0,1% em 2016 e 2017, respetivamente, a economia angolana deve ter aprofundado a queda no ano passado.

EconPol diz que União Bancária não protege bancos europeus das repercussões de uma crise orçamental italiana

Os planos orçamentais do novo governo italiano têm o potencial de desencadear uma nova crise financeira, diz o analista da EconPol Europe, Timo Wollmershäuser.
Comentários