Movimento Antinuclear propõe simulacro de acidente em Portugal

O simulacro em questão deveria ser realizado junto à fronteira com Espanha, a 100 quilómetros da central nuclear de Almaraz.

Rafael Marchante / Reuters

O Movimento Ibérico Antinuclear, coordenado por António Eloy, apresentou ao diretor dos Serviços de Risco e Planeamento da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a proposta de se realizar em Portugal um simulacro de acidente nuclear, segundo avança esta quarta-feira o “Público”.

O simulacro em questão deveria ser realizado junto à fronteira com Espanha, a 100 quilómetros da central nuclear de Almaraz.

Para tal, refere o jornal, o exercício deveria envolver, além da Proteção Civil, as autarquias e outras autoridades.

A ANPC remeteu para breve respostas, nomeadamente sobre se concorda com a realização do exercício, se este é condição necessária para concretizar um plano de emergência com impacto, e se a Proteção Civil está a delinear medidas de prevenção a aplicar num eventual caso de acidente.

Relacionadas

Governo espanhol quer energéticas a cobrir custos do desmantelamento de centrais nucleares

O ministro da Energia espanhol, Álvaro Nadal, explica que a medida tem em vista uma redução de os custos estatais e lembra que a Espanha é o único país em que o tratamento de resíduos radioativos está a cabo de uma empresa pública.

Eletricidade continua a ganhar terreno aos combustíveis fósseis

A eletricidade depara-se com três tendências: competitividade das renováveis, paradigma da produção distribuída e massificação dos veículos elétricos.

Dois reatores nucleares vão ser encerrados definitivamente no Japão em 2019

Depois da pior catástrofe nuclear do mundo depois de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, o Japão aumentou significativamente o grau de exigências em termos de segurança nuclear no país.

Almaraz: Eurodeputado Zorrinho exorta governos a fazerem acordo sobre o desmantelamento da central

Eurodeputado realçou que o acordo existente entre os dois países ibéricos sobre a central nuclear espanhola foi no âmbito da construção do aterro e para os resíduos da central espanhola.
Recomendadas

Duarte Lima já deu entrada na prisão para cumprir sentença de três anos e meio

Duarte Lima está acusado no Brasil pelo homicídio a 07 de dezembro de 2009 de Rosalina Ribeiro, companheira do milionário português já falecido Lúcio Tomé Feteira.

Centeno diz que 72% dos precários tiveram ‘luz verde’ para ingressar no Estado

O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta sexta-feira no parlamento que 72% dos trabalhadores que recorreram ao programa de regularização extraordinária dos vínculos precários do Estado (PREVPAP) tiveram parecer favorável, recusando que haja atrasos no processo.

Governo de Costa já fez 3.282 nomeações em três anos e meio

O Governo efetuou 3.282 nomeações, com 2.342 para os ministérios e 940 para altos cargos na administração pública.
Comentários