[weglot_switcher]

“Mudança rápida e perigosa”. Estado norte-americano do Texas mais que duplica média de infeções diárias por Covid-19

“Nas últimas semanas, o número diário de casos passou de uma média de 2.000 para mais de 5.000”, admitiu o governador do Texas, que decidiu reduzir a lotação dos restaurantes de 75% para 50%.
29 Junho 2020, 12h29

A disseminação de infeções por coronavírus tem sofrido uma “mudança rápida e perigosa” no Estado americano do Texas, alertou o governador do Texas, Greg Abbott, segundo a BBC.

“Nas últimas semanas, o número diário de casos passou de uma média de 2 mil para mais de 5 mil”, admitiu Greg Abbott. O governador do Texas revelou ainda que cerca de 5 mil pessoas estavam a ser internadas no hospital, por dia.

De forma a conter o vírus, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, assegurou que o Texas receberia kits adicionais de testes Covid-19 durante o tempo que fosse necessário. “Vamos garantir que o Texas e o nosso sistema de saúde, tenham os recursos e o pessoal necessário para responder à exigência do momento”, apontou Mike Pence.

Já Greg Abbott decidiu reduzir a lotação nos restaurantes que antes podiam funcionar com 75% e agora estão limitados a 50%.

O vice-presidente americano pediu também aos texanos que usem máscara “onde foi indicado”, e acrescentou que “sabemos por experiência própria que isso retardará a propagação do coronavírus”.

Quanto ao uso de máscara, a líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, referiu ser necessário estabelecer obrigatoriedade “há algum tempo” e sublinhou que os EUA “têm o pior registo entre todos os países do mundo”.

Vários estados do sul e do oeste registaram um aumento nos casos após a redução das restrições. O Estado da Florida foi dos últimos a impor o isolamento e dos primeiros a reabrir a economia.

O número de infeções nos EUA já ultrapassou os 2,5 milhões, no sábado, 26 de junho, e mais de 125 mil pacientes morreram com a covid-19. O vírus está associado a mais de 500 mil mortes em todo o mundo, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.