[weglot_switcher]

Mudanças no mercado de trabalho devido à inovação em debate em Évora

Quarto encontro das conferências “Portugal Inteiro”, vai debater o Ensino Superior, o poder local, a imprensa regional, inovação e turismo no Alentejo.
15 Novembro 2019, 10h30

Na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, decorre na Universidade de Évora, pelas 14h30, a conferência “Inovação como instrumento de mudança no mercado de trabalho”, cuja organização é do Jornal Económico (JE) com a Altice Portugal. Este é o quarto encontro do ciclo de conferências “Portugal Inteiro” – de um total de cinco conferências –, cuja realização pode ser acompanhada em tempo real no sítio de internet do JE.

Em Évora, a conferência arranca com um discurso de abertura da reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, sobre o papel do Ensino Superior, seguindo-se umas palavras do autarca evorense, Carlos Manuel Rodrigues Pinto, sobre a importância do Poder Local. Já as notas de boas-vindas, em nome da organização, cabem ao diretor do JE, Filipe Alves, e ao chief corporate officer da Altice Portugal, João Zúquete da Silva.

Antes da intervenção dos painéis convidados, a diretora do Sheraton do Porto, Joana Almeida, fala na condição de keynote speaker.

Ao fim da primeira hora e meia de conferência, inicia-se o primeiro painel, constituído pelos representantes da imprensa regional de Évora (Luís Carapinha do “Tribuna Alentenjo.pt”, Justino Engana da rádio Voz da Planície, José Piçarra do Diário do Sul, e Luís Matias da rádio Diana FM). A moderação deste primeiro grupo de debate – “A importância da imprensa regional” – tem moderação do diretor do JE.

“O crescimento e a projeção da inovação no Alentejo” é o painel seguinte, cuja moderação é de Pedro Carvalho da Altice Labs. A Alitce Labs participa nesta conferência tendo em conta os projetos colaborativos que mantém com a Universidade de Évora nas áreas da inteligência artificial, mobilidade e design de produtos. No segundo grupo de debate participam Miguel Romão da empresa Alentapp, António Fradique da Fuel Save, Pedro Tereso da AgroSustentável, e Luís Miguel Rato, que coordena os projetos colaborativos entre a Universidade de Évora e a Altice Labs.

“O futuro da revolução industrial” é o último tema em discussão, e a moderação do painel cabe novamente a Filipe Alves, diretor do Jornal Económico. Neste painel participam Arlindo Duarte da Embraer Portugal, Ruben Gomes da empresa de origem suíça Te Connectivity, Nuno Ferreira da empresa portuguesa Rebis Consulting (que tem um centro técnico em Évora), Rui Flores da alentejana Herdade do Esporão, e António Figueira da Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia.

O presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, faz o discurso de encerramento da quarta conferência JE/Altice do ciclo “Portugal Inteiro”.

Esta iniciativa, cujo objetivo é descentralizar o debate sobre temas da atualidade nacional da capital de Portugal, iniciou-se em maio, na cidade de Faro. Já passou por Vila Real, em junho, e pela Guarda, em outubro. No início do próximo ano ocorre o quinto e último encontro das conferências JE/Altice.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.