[weglot_switcher]

Multibanco entra no ‘radar’ da Visa

SIBS desperta interesse em vários players do setor financeiro, mas falta consenso entre bancos acionistas. Santander reafirma oposição à venda.
24 Maio 2019, 08h50

A SIBS, empresa gestora da rede Multibanco, está no radar de vários players do setor financeiro, incluindo a multinacional de pagamentos Visa e várias fintech, adiantaram ao Jornal Económico fontes do setor. Porém, entre os principais acionistas da SIBS – os cinco grandes bancos nacionais – não existe consenso quanto ao relaçamento do processo de abertura do capital da empresa liderada por Madalena Cascais Tomé, que foi cancelado em março por inexistência de propostas interessantes.

O Jornal Económico questionou fontes oficiais da Caixa, do Santander, do BCP, do Novo Banco e do BPI sobre a eventual venda de parte ou da totalidade do capital da SIBS. Porém, até ao fecho da edição, apenas o Santander respondeu às questões, garantindo que não está interessado em vender a sua participação, tal como disse Vieira Monteiro em fevereiro de 2018. Ao todo, a SIBS tem mais de uma dezena de acionistas, incluindo os maiores bancos em Portugal. Porém, segundo várias fontes do setor financeiro ouvidas pelo Jornal Económico, o grupo Visa será um dos potenciais interessados em comprar a SIBS, se os bancos acionistas estiveram dispostos a vender ou a abrir o capital.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.