[weglot_switcher]

Multimilionários norte-americanos exigem pagar mais impostos

“O próximo dólar das novas receitas fiscais deve vir daqueles que são financeiramente afortunados, e não dos americanos de renda média e baixa renda”, realça a carta publicada na ‘Bloomberg’ por multimilionários dos EUA e dirigida aos candidatos à Casa Branca em 2020.
24 Junho 2019, 18h00

Os mais ricos dos Estados Unidos da América estão a apelar para a criação de uma taxa de riqueza, segundo noticia a ‘Bloomberg’.

George Soros, investidor, Liesel e Regan Pritzker, herdeiras dos hotéis Hyatt, Abigail Disney e Chris Hughes, o co-fundador do Facebook, são alguns dos multimilionários que pedem a criação do imposto para que este ajude a resolver a desigualdade salarial e financiar os fundos que enfrentam as alterações climáticas e a saúde pública.

“Estamos a escrever para pedir a todos os candidatos para a posição de presidente, sejam eles republicanos ou democratas, que apoiem um moderado imposto sobre a fortuna de 1% dos norte-americanos mais ricos”, segundo se lê no comunicado assinado por 19 indivíduos.

“O próximo dólar das novas receitas fiscais deve vir daqueles que são financeiramente afortunados, e não dos americanos de renda média e baixa renda”, continua a carta publicada na ‘Bloomberg’.

Os candidatos à presidência de 2020, Elizabeth Warren, Pete Buttigieg e Beto O’Rourke, já apoiaram publicamente a ideia. Warren Buffett propôs um imposto de 2% sobre os ativos de 50 milhões de dólares e um adicional de 1% sobre os ativos que ultrapassem os mil milhões de dólares.

Assim, com estes valores propostos por Buffett estima-se gerar perto de três mil milhões de dólares em receita fiscal ao longo dos primeiros 10 anos. No entanto, o imposto sobre a riqueza não tem o apoio de todos os democratas, uma vez que muitos acreditam ser difícil avaliar o valor da riqueza de forma objetiva.

Os países europeus estão mais evoluídos no que trata este assunto de riqueza. A Suíça, Bélgica, Noruega e Espanha ainda praticam estas taxas, enquanto a França, Suécia e a Alemanha tenham recuado na imposição por considerarem ser difícil implementar a mesma taxa.

Da lista dos norte-americanos mais ricos fazem parte Jeff Bezos, Bill Gates, conhecido por ser generoso nas doações, Warren Buffett, Larry Ellison, Mark Zuckerberg, Michael Bloomberg e Larry Page.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.