[weglot_switcher]

Mundial de futebol de dois em dois anos. Ligas europeias rejeitam ideia da FIFA

Esta organização que reúne as ‘Big5’ e mais oito Ligas (entre as quais a Liga portuguesa), mostrou total oposição à ideia de Gianni Infantino, presidente da FIFA. “Opomo-nos firme e unanimemente a qualquer proposta para que o Mundial da FIFA tenha lugar a cada dois anos”.
  • Cristina Bernardo
9 Setembro 2021, 17h30

A Associação de Ligas Europeias reuniu esta quinta-feira para mostrar total desacordo com a ideia da FIFA no sentido de organizar um Mundial de futebol de dois em dois anos, em vez de se realizar a cada quatro anos como acontece desde de sempre.

Esta organização que reúne as ‘Big5’ (Premier League, LaLiga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1), e mais oito Ligas (entre as quais a Liga portuguesa), mostrou nesta reunião total oposição à ideia de Gianni Infantino, presidente da FIFA. “Opomo-nos firme e unanimemente a qualquer proposta para que o Mundial da FIFA tenha lugar a cada dois anos”, de acordo com declarações citadas no jornal espanhol “As”.

Esta organização liderada por Javier Tebas, também presidente da Liga espanhola de futebol, está apostada em travar esta ideia da FIFA e esta entidade avisa ainda para o perigo de decisões unilaterais: “As Ligas irão trabalhar em conjunto com todas as partes interessadas para evitar que os órgãos que regem o futebol tomem decisões unilaterais que prejudiquem o futebol nacional, que é a base da nossa indústria e de grande importância para os clubes, jogadores e adeptos”.

Acrescenta ainda Javier Tebas que “novas competições, renovadas ou ampliadas para clubes e seleções tanto a nível continental como mundial não são as soluções para os problemas atuais do nosso calendário já congestionado”.

Acrescenta ainda responsável que o “calendário requer o acordo de todas as partes interessadas e apenas pode ser o resultado de um equilíbrio entre o futebol de clubes e seleções nacionais”.

Nos últimos dias de agosto deste ano, vieram a público algumas notícias que indiciam que a FIFA estará muito próxima de avançar com o Mundial de futebol de dois em dois anos. Gianni Infantino é um entusiasta da ideia e os argumentos para esta alteração passa pela possibilidade destas competições terem mais seleções na fase final e mais países a terem possibilidade de receber a competição.

Recorde-se que no Mundial do Qatar, em 2022, ainda estarão 32 seleções como é habitual mas o Mundial de futebol de 2026 (que se irá realizar nos EUA, México e Canadá) já terá um total de 48 seleções participantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.