[weglot_switcher]

Município de Viseu homenageia António Almeida Henriques

A autarquia aprovou por unanimemente a atribuição da Medalha de Ouro a António Almeida Henriques e iniciou procedimentos para promover outras homenagens.
  • Cristina Bernardo
15 Abril 2021, 18h30

O Executivo municipal de Viseu deliberou, em reunião de Câmara, atribuir a Medalha de Ouro Municipal a António de Almeida Henriques. “O homem que liderou o projeto político mais impactante do interior do país merece esta distinção e muito mais, pelo que vamos também iniciar os procedimentos, em conjunto com a Assembleia Municipal, para atribuição do ‘Viriato de Ouro’”, afirma Conceição Azevedo, presidente da autarquia.

Citada por comunicado, a nova presidente disse que, “com o presidente António Almeida Henriques, Viseu afirmou-se como a cidade portuguesa com mais qualidade de vida. Um trabalho do qual – dizia sempre – também queria usufruir, porque era em Viseu que queria continuar a viver”.

O seu partido, o PSD, tinha-o já indicado como candidato a um próximo mandato à frente do município de Viseu, “com o objetivo claro de concluir o seu sonho, a sua visão”, lê-se na proposta de atribuição da Medalha de Ouro Municipal, apresentada por Conceição Azevedo.

O executivo não quis deixar de lembrar também a dimensão nacional de António Almeida Henriques, que entre “2011 e 2013 exerceu as funções de secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, tendo-se destacado no lançamento de programas de política pública, na reprogramação estratégica e no avanço da execução do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), e na aprovação e implementação do pacote de medidas de apoio às famílias endividadas e de disciplina de práticas bancárias abusivas”.

A proposta, aprovada por unanimidade, segue paralelamente a um voto de pesar também aprovado, e a ponderação sobre a a atribuição do nome de António Almeida Henriques a uma das artérias da cidade, assim como a um edifício que represente “realmente a abrangência do sonho que sonhou para Viseu”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.