[weglot_switcher]

Musk cita problemas ambientais e anuncia que Tesla não vai aceitar criptomoedas como pagamento

“A criptomoeda é uma boa ideia em muitos níveis e acreditamos que ela tem um futuro promissor, mas isso não pode ter um custo tão alto para o meio ambiente”, publicou Elon Musk no Twitter. Na mesma publicação, o CEO da Tesla colocou uma imagem com um gráfico que espelha o consumo de energia da bitcoin afirmando que “a tendência de uso de energia nos últimos meses é insana”.
13 Maio 2021, 18h00

Elon Musk, presidente executivo da Tesla, denunciou a quantidade “insana” de energia usada para produzir bitcoin  esta quinta-feira, 13 de maio, anunciando posteriormente a sua rejeição repentina da criptomoeda como meio de pagamento para os carros elétricos da empresa por “questões ambientais”, menos de dois meses depois de afirmar que ira começar a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento. Em consequência, o valor da Bitcoin caiu mais de 10%.

“A criptomoeda é uma boa ideia em muitos níveis e acreditamos que ela tem um futuro promissor, mas isso não pode ter um custo tão alto para o meio ambiente”, publicou Musk no Twitter. Na mesma publicação, o CEO da Tesla colocou uma imagem com um gráfico que espelha o consumo de energia da bitcoin afirmando que “a tendência de uso de energia nos últimos meses é insana”.

Elon Musk denunciou a quantidade “insana” de energia usada para produzir bitcoin na quinta-feira, anunciando a sua rejeição repentina da criptomoeda como meio de pagamento por questões ambientais.

A Tesla revelou em fevereiro que comprou 1,5 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) em bitcoin, a criptomoeda mais popular do mundo, antes de anunciar que o aceitaria como pagamento pelos carros elétricos produzidos pela Tesla em março. O anúncio mexeu com o mercado das moedas digitais, elevando o preço da bitcoin em 20%.

Alguns investidores da Tesla e ativistas ambientais têm sido cada vez mais críticos sobre a forma como a bitcoin é criada ou “extraída”. Computadores de alta potência competem para resolver enigmas matemáticos complexos num processo de uso intensivo de energia que geralmente depende de combustíveis fósseis, especialmente carvão.

Musk disse apoiar essa preocupação, especialmente com o uso de “carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível”. A Tesla manteria as suas participações em bitcoin com o plano de usar a criptomoeda assim que a mineração fizesse a transição para fontes de energia mais sustentáveis, disse Musk.

O anuncio foi bem recebido por alguns investidores. “Ficamos surpreendidos que Musk demorasse tanto tempo para reconhecer o impacto prejudicial da bitcoin no meio ambiente, mas estamos felizes em ver a reversão da posição da Tesla”, disse Ben Dear, CEO da Osmosis Investment Management, que possui ações da Tesla em vários portefólios.

Ele disse que a reversão “pressionará as empresas a pensarem duas vezes sobre as consequências antes de aceitá-la como forma de pagamento”, acrescentando que a volatilidade da bitcoin a torna comercialmente inviável para adoção corporativa em grande escala.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.