[weglot_switcher]

Casas à venda por um euro? Sim, na Sicília

Já não é a primeira vez que a estratégia de chamamento de novas populações é usada. Mas há alguns encargos adicionais: é obrigatório recuperar o edificado.
20 Janeiro 2019, 13h00

Já não é a primeira vez que a estratégia de redução dos preços é usada pelo setor imobiliário em Itália para atrair clientes, como também não é a primeira vez que essa redução é completamente radical. Desta vez, o uso dessa radicalidade deu-se na localidade de Sambuca, na Sicília, que acaba de colocar à venda casas que custam apenas um euro.

Dezenas de propriedades foram colocadas à venda em Sambuca, uma cidade no topo de uma colina com vistas deslumbrantes, com a mesma intenção de anteriormente: chamar pessoas para regiões que estão em crescente desertificação há anos e anos.

De acordo com as autoridades locais, qualquer pessoa interessada pode fazer uma compra imediatamente. “Ao contrário de outras cidades que fizeram isso apenas para propaganda, esta autarquia é a dona de todas as casas de um euro à venda”, disse à CNN Giuseppe Cacioppo, vice-presidente e conselheiro de turismo da Sambuca. “Não somos intermediários que estabelecem a ligação entre antigos e novos proprietários”, disse.

Há um senão: os novos proprietários devem comprometer-se a recuperar as suas propriedades nos três anos seguintes à compra, a um custo não inferior a 15 mil euros e mediante uma caução de cinco mil euros, valor que será devolvido assim que a renovação estiver concluída.

“Sambuca é conhecida como a ‘cidade do esplendor’”, acrescentou o autarca, para quem “este fértil pedaço de terra é o paraíso terrestre: estamos localizados dentro de uma reserva natural, repleta de história. Praias lindíssimas, bosques e montanhas cercam-nos, silencioso e pacífico, um retiro idílico para uma estadia de desintoxicação”.

Com a população reduzida aos mínimos, Cacioppo disse que a cidade precisa de forasteiros para evitar que desapareça. “Não podemos perder a nossa adorável herança árabe. Felizmente, os estrangeiros estão a ajudar nesta cruzada de resgate”, disse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.