[weglot_switcher]

Na última reunião do ano, Fed mantém taxa de juro inalterada

O Federal Open Market Committee (FOMC) decidiu manter a taxa de juro diretora fixada num intervalo entre 1,50% e 1,75%.
11 Dezembro 2019, 19h00

A Reserva Federal (Fed) norte-americana manteve esta quarta-feira a taxa de juro diretora (federal funds rate) inalterada, em linha com as expetativas dos analistas. A taxa de juro diretora continua fixada num intervalo entre 1,50% e 1,75%, anunciou o Federal Open Market Committee (FOMC), após a reunião de dois dias que terminou esta quarta-feira.

“O comité julga que a atual posição da política monetária é apropriada para apoiar a expansão sustentada da atividade económica, as condições fortes no mercado laboral e a inflaçõa perto da objetivo simétrico de 2%”, referiu a Fed, em comunicado.

Adiantou que vai continuar a monitorizar as implicações da informações que receber sobre as perspetivas económicas, incluindo desenvolvimentos globais e as ténues pressões da inflação, à medida que avalie o percurso apropriado para o intervalo alvo da federal funds rate.

Na última reunião, em outubro, o banco central já tinha sinalizado que após o terceiro corte do ano poderia interromper o ciclo de descidas no custo do financiamento, ao omitir a frase “agir de forma apropriada para sustentar a expansão económica”.

A descida da federal funds rate em outubro foi a terceira este ano. A 31 de julho, o banco central liderado por Jerome Powell anunciou um corte de 25  pontos base, o primeiro em mais de uma década e que representou uma viragem na política monetária da maior economia do mundo. Outro corte, pelo mesmo valor, seguiu-se a 18 de setembro.

Desde 2015, a Fed prosseguia num processo de ‘normalização’ dessa política, tendo no ano passado subido a taxa de juro quatro vezes até chegar ao intervalo de 2,25% a 2,50%, mas Powell tem identificado os riscos negativos que o outlook da economia dos Estados Unidos enfrenta, nomeadamente a guerra comercial com a China, o abrandamento da economia global e a ténue inflação.

A Fed manteve ainda as projeções de crescimento divulgadas em setembro, ou seja, de expansões de 2,2% este ano, 2% em 2020, 1,9% em 2021 e 1,8% em 2022.

[Atualizada às 19h08]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.