[weglot_switcher]

Nacala Holdings fecha compra da Opway

Esta é a segunda aquisição em Portugal da Nacala Holdings, liderada por Gilberto Rodrigues, depois da compra do grupo Elevo, que resultou da fusão da Edifer, Monte Adriano, Hagen e Eusébios.
28 Dezembro 2017, 16h18

Gilberto Rodrigues, que concluiu em setembro a compra do Grupo Elevo, através da Nacala Holdings, fechou hoje a compra da construtora Opway Engenharia, (ex-GES) que era controlada por três gestores, sabe o Jornal Económico.

A construtora Opway esteve durante vários anos nas mãos do Grupo Espírito Santo (GES) tendo acumulado passivo de 326 milhões de euros e uma dívida financeira global de cerca de 142 milhões de euros à banca, em especial junto da Caixa Geral de Depósitos (CGD), e passou por um processo de revitalização.

Com esta aquisição por parte da holding de Gilberto Rodrigues, ex-CEO da Mota-Engil África, a Opway conclui o seu processo de revitalização iniciado em 2015.

O preço da aquisição não foi ainda divulgado.

Mas segundo fonte da empresa a Nacala Holding, em conjunto com a actual administração da Opway, “efectuou, nos últimos 6 meses,  um profundo trabalho de reestruturação do balanço da empresa”.

“O ano de 2017 representa um ano de viragem e de reestruturação do sector de construção português que culmina com a criação de um novo grupo global, com História e capacidade técnica que importa valorizar e potenciar”, diz fonte da Nacala Holdings.

Segundo a mesma fonte “com esta aquisição a Nacala consolida as valências técnicas necessárias  para executar qualquer obra de Infraestrutura em termos globais”

O Grupo Espírito Santo (GES), através da Espírito Santo International controlou a totalidade do capital da Opway SGPS. Em julho de 2014, a Opway Engenharia interrompeu o plano de reestruturação que tinha em curso devido à “crise profunda” do GES.

Esta é a segunda aquisição em Portugal da Nacala Holdings, liderada por Gilberto Rodrigues, depois da compra do grupo Elevo, que resultou da fusão da Edifer, Monte Adriano, Hagen e Eusébios.

A operação de compra da Elevo, no valor de 90 milhões de euros, anunciada em setembro, contemplou a aquisição da totalidade do capital da Elevo, até então detido pelo Fundo Vallis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.