[weglot_switcher]

“Não confia no Provedor? Eu confio”. Santa Casa no Montepio gerou debate entre Costa e Cristas

Primeiro-ministro reitera confiança na decisão de Santana Lopes e assegura que Governo nada tem a opor à entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital do Montepio.
  • Reuters
8 Junho 2017, 18h18

O primeiro-ministro António Costa reiterou que o Governo não tem nada a opor à entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) no capital do Montepio, no debate parlamentar desta quinta-feira, à semelhança das declarações à SIC, esta sexta-feira.

“Nós respeitamos a autonomia da gestão e confiamos na gestão do senhor provedor. Não temos nada a opor. Vemos como positivo que no contexto de estabilização do sistema financeiro exista um banco que seja do setor social”, disse António Costa, questionado pela líder do CDS, Assunção Cristas, sobre a posição do executivo sobre a matéria.

Já ontem, em entrevista à SIC, o chefe do executivo tinha salientado que “o senhor provedor [da SCML] perguntou ao Governo se tinha algo a opor e o Governo disse que não tinha nada a opor” e que seria “saudável” que “haja um banco que seja um pilar no setor social”.

Hoje, António Costa realçou a confiança que o Provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, fará a avaliação devida antes de tomar uma decisão” e que mantém “contacto regular”.

A líder centrista acusou o governo de “deixar a Santa Casa sozinha” a gerir o processo, sublinhando que a instituição está sob a tutela do ministério da Segurança Social.

O chefe do executivo terminou a argumentação em tom provocativo. “Fica registado que não deposita a confiança no Provedor da Santa Casa que eu deposito”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.