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“Não estamos nos anos 50”. Restaurante espanhol está a pôr em causa o Tripadvisor

O restaurante está a pedir uma indemnização de 660 mil euros por estar sujeito a comentários negativos quando não fez a inscrição para estar na plataforma. O Tripadvisor diz que tirar o estabelecimento do portal é uma “missão impossível”.
17 Maio 2019, 16h41

O portal Tripadvisor conta com cinco milhões de restaurantes em todo o mundo, e um deles colocou a plataforma em tribunal pelas críticas negativas de que estão a ser alvo. O restaurante Marina Beach Club está localizado em Valência mas foi apelidado de “Tóxico Beach”, tendo uma classificação de 3,5 estrelas.

O proprietário do estabelecimento está a pedir uma indemnização de 660 mil euros por “danos morais”, noticia o jornal espanhol ‘El País’. O dono do restaurante sublinhou várias vezes ao jornal espanhol que não se inscreveu na plataforma nem que deu autorização para tal.

O dono do estabelecimento está a acusar a Tripadvisor de não controlar os comentários negativos, mesmo quando estes são falsos, sendo que este tipo de comentários está a afetar o “prestigio” do restaurante e as receitas. Por outro lado, Bradford Young, vice-presidente da plataforma, garante que controlam os comentários publicados pelos consumidores, embora apenas até certo ponto. “Recebemos milhões de comentários e sabemos o que é normal. Quando algo não é, destaca-se logo. É assim que conseguimos controlar a veracidade das opiniões e quais são fraudulentas”, sustentou Young.

Ainda assim, o Marina Beach Club está na plataforma por ser uma “missão impossível” retirá-lo. Quando o utilizador vê que o restaurante não existe no Tripadvisor tem a opção de o criar, sendo que o portal só comprova que é “um local aberto ao público e que serve comida num local concreto”, sublinhou o vice-presidente.

“Não estamos nos anos 50. Se um restaurante não agrada, não vamos silenciar a pessoa que está a emitir uma opinião”, garante Young. De acordo com o vice-presidente, o direito a partilhar uma experiência, seja ela boa ou má, “é um direito humano básico”. O proprietário não concorda com esta opinião, porque não tem de estar o “dia todo na internet a ver se disseram que a comida é asquerosa”.

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