[weglot_switcher]

“Não havia outra opção”. Príncipe Harry assume “grande tristeza” sobre afastamento da família real

“Perdi a minha mãe há 23 anos, e vocês [povo] protegeram-me. Vocês olham por mim há muito tempo, mas os média são uma força poderosa”, disse o príncipe Harry nas suas primeiras declarações públicas após a rainha Isabel II ter dado luz verde ao afastamento dos duques de Sussex.
20 Janeiro 2020, 11h02

“O Reino Unido é a minha casa e o sítio que eu adoro. Isso nunca vai mudar”, declarou o príncipe Harry, depois da rainha Isabel II ter dado o seu aval para a saída de cena dos duques de Sussex.

Num discurso de reconciliação com a sua avó (rainha Isabel II), o seu pai (príncipe Carlos) e o seu irmão (príncipe William), Harry assumiu a sua “grande tristeza” por se afastar da família real, mas considera que “não havia outra opção”.

“Vi-vos a acolher a Meghan de braços abertos quando me viram a encontrar o amor e a felicidade que esperei por toda a vida”, disse, citado pela BBC; sustentando que a mulher que escolheu como esposa tem os mesmos valores que este. “Quando eu e a Meghan nos casámos, estávamos excitados, esperançosos e felizes por servir”, explicando que “por essas razões, sinto-me triste por termos chegado a isto”.

No passado sábado, 18 de janeiro, a Rainha Isabel II emitiu um comunicado onde garantia ter chegado a acordo com o neto, admitindo que estes iriam devolver os títulos reais de Duques e que não iriam receber fundos públicos. Posteriormente ao comunicado, o príncipe Harry falou publicamente sobre a saída da sua família da Coroa Britânica.

O discurso de Harry aconteceu num evento privado da instituição de caridade Sentebale, criado em 2006 pelo filho de Diana e o príncipe Seeiso, irmão do Rei Letsie III do Lesoto. “Quero que saiba a verdade por mim, tanto quanto eu posso partilhar – não enquanto príncipe ou duque mas enquanto Harry, a mesma pessoa que muitos de vocês viram crescer nos últimos 35 anos”, esclareceu o sexto na linha de sucessão.

De relembrar que, embora não tenham explicado as razões que os levaram à decisão de abandonar a família real, os rumores apontam a forma como os tablóides têm tratado Meghan Markle como uma das possíveis razões. “A decisão de nos afastarmos não foi tomada de ânimo leve. Foram muitos meses de conversa depois de tantos anos de desafios. Mas no que nos diz respeito, realmente não havia outra opção”.

https://www.instagram.com/p/B7hGUztJA0F/

“Quero deixar claro que não nos estamos a afastar. A nossa esperança foi continuar a servir a Rainha, a Commonwealth e as minhas associações militares, mas sem fundos públicos”, disse no seu discurso publicado no Instagram. “Infelizmente, isso não é possível”, apontando que nasceu “nesta vida, e é uma grande honra servir o meu país e a Rainha”.

“Perdi a minha mãe há 23 anos, e vocês [povo] protegeram-me”. “Vocês olham por mim há muito tempo, mas os média são uma força poderosa, e a minha esperança é que um dia o nosso apoio coletivo possa ser muito mais poderoso [do que eles]”, afirmou.

Em jeito de despedida, o príncipe rebelde aponta que “tem sido um privilégio servir-vos, e vamos continuar a levar uma vida de serviço”. “Terei sempre o maior respeito pela minha avó, a minha comandante suprema, e sou incrivelmente grato a ela e ao resto da minha família pelo apoio que eles demonstraram a mim e a Meghan nos últimos meses”.

Depois de terem emitido um comunicado na sua página de Instagram, os tablóides apontaram que este apanhou os membros reais desprevenidos, uma vez que tudo foi entregue ao príncipe Carlos e ao Duque de Cambridge a 10 minutos do comunicado ter sido publicado na rede social.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.