[weglot_switcher]

Nascimento de empresas mantém-se acima dos 10% até julho

Desde o início de 2018 já nasceram 27.708 empresas e outras organizações. Um valor que representa mais 10,6% do que no mesmo período de 2017, segundo estudo da Informa D&B.
6 Agosto 2018, 16h17

Este crescimento regista-se na quase totalidade dos setores mas o grande impulso vem dos setores ligados ao turismo. Entre estas empresas destacam-se as atividades imobiliárias, construção, alojamento e restauração (nestes casos com algum abrandamento nos últimos 2 meses), transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros e outros serviços relacionados com o turismo, que representam quase 3/4 do crescimento registado e quase 40% das empresas constituídas entre janeiro e julho deste ano.

Em sentido contrário aos restantes setores, no setor da Agricultura, pecuária, pesca e caça ocorreu uma descida nas constituições (menos 402 empresas, -33,6%), com maior impacto nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Os 9 296 encerramentos de empresas e outras organizações registados nos primeiros sete meses de 2018 representam um aumento de 17,8% face ao mesmo período no ano passado, um aumento que se tem acentuado desde abril.

Dos quatro setores que mais contribuem para este aumento destacam-se as Indústrias transformadoras e os Grossistas, setores de elevada importância nas exportações, e ainda o Retalho, que registaram uma baixa dinâmica no nascimento de empresas e um aumento significativo de encerramentos; no setor da Construção o aumento de encerramentos acompanha o aumento de nascimentos de empresas.

Nas novas insolvências (1 452), mantém-se o ciclo de descida iniciado em 2013. A totalidade dos setores desce ou mantém o número de novos processos de insolvência. Quase 70% das novas insolvências concentram-se nas indústrias transformadoras (21%), retalho (16,3%), serviços (16,3%) e construção (14,2%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.