[weglot_switcher]

Nasdaq desiste da Oslo Bors. Euronext mais perto de comprar a Bolsa da Noruega

Apesar de o índice norte-americano ter retirado a sua oferta, o banco norueguês DNB (um dos principais acionistas) diz que ainda não decidiu se vai vender a participação de 20% à dona da Bolsa de Lisboa.
27 Maio 2019, 10h01

O grupo financeiro pan-europeu Euronext já estava na pole position para comprar a bolsa norueguesa, mas o caminho ficou agora mais fácil. O índice norte-americano Nasdaq retirou esta segunda-feira a sua oferta para adquirir norueguesa Oslo Børs VPS, deixando a dona da Bolsa de Lisboa sozinha na corrida. As duas concorrentes ‘lutavam’ por aumentar o seu portefólio há cerca de cinco meses e ofereciam ambas 158 coroas norueguesas por ação.

“Esta decisão foi tomada porque, nas circunstâncias atuais, a condição mínima de aceitação para a conclusão da oferta é incapaz de ser concretizada. Os acionistas que aceitaram previamente a oferta estão a ser liberados de suas obrigações sob a mesma”, argumentou o Nasdaq, em comunicado.

O Nasdaq tinha conquistado mais de um terço dos acionistas da praça norueguesa, incluindo o grupo financeiro DNB e o fundo de pensões KLP, pelo que clarificou hoje que iria libertá-los das suas obrigações. No entanto, o banco DNB diz que ainda não decidiu se vai vender a participação de 20% a Oslo Bors à Euronext. Haverá uma reunião entretanto entre as partes para avaliar essa venda, segundo a agência “Reuters”.

Há exatamente duas semanas, a Euronext anunciou que havia recebido o ‘ok’ do Ministério das Finanças norueguês para comprar 100% do capital da Oslo Børs VPS, que controla a Bolsa de Oslo, e “assegurou a maioria do capital da empresa 53,4%”. Esta era uma das principais condições para completar a transação. Caso a operação avance, sobe para sete o número de países cujas bolsas são geridas pela Euronext (Portugal, Irlanda, Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e, possivelmente, Noruega).

Tudo começou a 24 de dezembro de 2018, quando a gestora da bolsa de Lisboa embrulhou um presente especial: anunciou que tinha abordado a Oslo Børs para a compra dos seus ativos por 625 milhões de euros. Nos meses seguintes, sucederam-me várias melhorias de oferta por parte da Euronext e dos norte-americanos. Ou seja, uma competição por quem oferecia a prenda mais valiosa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.