[weglot_switcher]

Nasdaq vai acelerar migração para a cloud em 2022 para transformar mercado de capitais

Em causa está uma parceria com a Amazon Web Services, cujo valor não foi revelado. “O futuro do mercado de capitais será mais seguro e mais acessível”, garantiu a CEO da empresa financeira norte-americana, Adena T. Friedman, no palco principal do re:Invent, em Las Vegas.
30 Novembro 2021, 17h28

A Nasdaq está a preparar-se para, no próximo ano, dar um ímpeto à digitalização. A CEO da empresa de serviços financeiros por trás do índice tecnológico de Wall Street anunciou esta terça-feira, no evento anual de computação na nuvem da Amazon Web Services (AWS), que em 2022 vai começar a migrar para a cloud os primeiros mercados dos Estados Unidos.

“O futuro do mercado de capitais será mais seguro e mais acessível”, garantiu Adena T. Friedman, no palco principal do re:Invent, em Las Vegas, destacando que este avanço tecnológico só é possível com a manutenção de uma parceria com a AWS, que nasceu em 2008, e com o talento interno da Nasdaq.

Adena T. Friedman referiu que a empresa foi fundada há 50 anos como uma tecnológica e fornecedora de SaaS e hoje os seus sistemas processam, por exemplo, 3 milhões de mensagens por segundo, servem 130 mercados em todo o mundo e modernizar empresas de investimento com ferramentas de analítica.

Porém, com este acordo multianual com AWS, a Nasdaq antecipa que os seus clientes de infraestruturas terão mais agilidade e poder-se-ão ajustar mais rapidamente a uma indústria cuja dinâmica está em constante mutação. Assim, a partir de 2022, a Nasdaq planeia migrar os seus mercados da América do Norte, num processo faseado que começará com no Nasdaq MRX.

“O Nasdaq vai usar uma nova solução de edge computing que é co-criada pelo Nasdaq e pela AWS e especificamente desenvolvida para a infraestrutura de mercados. A solução poderá ainda ser utilizada por outros operadores de infraestrutura de mercados e participantes de mercado para moverem os seus sistemas de trading para a cloud. Além disso, a parceria envolve oportunidades para explorar novas formas de potenciar as capacidades da AWS na cloud em torno das soluções anti-crime financeiro e dados e analítica da Nasdaq”, explicou a empresa com sede em Nova Iorque.

Apesar de a CEO da Nasdaq não o ter detalhado na sua intervenção em Las Vegas, a empresa prevê que as despesas e investimentos associados a este acordo sejam consistentes com o atual framework de alocação de capital para financiar oportunidades de crescimento a longo prazo.

A solução poderá ainda ser utilizada por outros operadores de infraestrutura de mercados e participantes de mercado para moverem os seus sistemas de trading para a cloud – Nasdaq

O AWS re:Invent é uma conferência internacional desenhada para a comunidade global de cloud computing que, depois de uma edição totalmente digital, regressa entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021 para um formato híbrido em que estão a ser apresentadas diversas novidades, realizadas formações e mais de 1.500 sessões técnicas e exposições, organizados eventos after-hours à margem dos palcos principais, entre outros. Nesta edição, o Venetian Hotel recebe 20 mil participantes, dois anos depois de ter atingido um recorde de 60 mil pessoas.

*A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da AWS

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.