[weglot_switcher]

Navigator perde 250 milhões de euros de capitalização bolsista com taxa anti-dumping dos EUA

A papeleira portuguesa fechou a cair mais de 7% em bolsa, tendo perdido mais de metade dos ganhos acumulados desde o princípio do ano.
13 Agosto 2018, 19h44

A Navigator perdeu 250 milhões de euros de capitalização bolsista na sessão desta segunda-feira, depois do anúncio de que os Estados Unidos vão aplicar uma taxa anti-dumping de 37.34% sobre as vendas de papel. A papeleira portuguesa fechou a cair mais de 7% em bolsa, tendo perdido mais de metade dos ganhos acumulados desde o princípio do ano.

A empresa liderada por Diogo da Silveira tocou mínimos de fevereiro deste ano, depois de durante a manhã ter desvalorizado 18,2% para os 4,08 euros. Esta foi a maior queda de sempre da empresa em bolsa, o que contribuiu para que a bolsa portuguesa terminasse sessão a perder 1,62% para 5.537,21 pontos, mais do que as congéneres europeias, igualmente a negociar em terreno negativo.

Os analistas do BPI/Caixa Bank acreditam que a imposição norte-americana pode ter um impacto negativo de cerca de 15% do EBITDA da empresa, uma vez que a Navigator tem uma exposição de 10% das vendas aos Estados Unidos. A taxa anti-dumping deve aplicara-se às vendas da empresa nos Estados Unidos realizadas entre agosto de 2015 e fevereiro de 2017.

A Navigator, que inicialmente previa que esses produtos não fossem taxados, já fez saber que vai recorrer da decisão. “A Navigator continua a defender que não existem fundamentos para a aplicação de medidas desta natureza às vendas dos seus produtos nos Estados Unidos e vai recorrer dessa decisão”, anunciou a empresa em comunicado.

“A Navigator recorrerá a todos os meios processuais disponíveis e está convencida que vai conseguir demonstrar perante os tribunais norte-americanos que a taxa acima mencionada para o período em causa é totalmente injustificada e, consequentemente, fazer com que o Departamento de Comércio reverta esta medida administrativa, que tem um impacto estimado (à taxa de câmbio atual) de aproximadamente 66 milhões de euros no EBITDA e de 45 milhões de euros nos lucros líquidos do ano em curso”, explica a papeleira.

As ações da empresa terminaram sessão a perder 7,74% para 4,602 euros. A acompanhar a queda da Navigator em bolsa estiveram as restantes empresas do setor da pasta e papel. A Semapa caiu 4,66% para 18,820 euros e a Altri recuou 3,34% para 8,670 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.