[weglot_switcher]

NBA decide hoje data de regresso da competição

A NBA anunciou na semana passada o formato de 22 equipas, com as 16 que estavam nas posições de acesso aos play-offs de cada conferência mais seis equipas que estavam a um ponto de garantir o acesso aos play-offs quando a liga suspendeu abruptamente a temporada a 11 de março devido à pandemia de Covid-19.
4 Junho 2020, 14h18

Aquela que é a principal competição de basquetebol do mundo, a NBA, já tem um plano para retomar a temporada. De acordo com a imprensa norte-americana, a liga vai ter um novo formato – menos equipas, os jogos serão disputados no Walt Disney World Resort em Orlando com o mesmo sistema de play-offs. Para o plano entrar em curso, os donos das equipas terão de aprovar o novo formato durante a votação que se realiza esta quinta-feira, dia 4 de maio.

A calma com que a NBA conseguiu voltar aos campos contrasta com a correria de outras competições. Destaca-se a harmonia com que os operadores de publicidade, equipas, sindicatos e ligas mantêm, uma relação que atravessa o seu melhor momento após a assinatura do último acordo coletivo, que dividiu as receitas igualmente entre atletas e empresários.

A NBA anunciou na semana passada o formato de 22 equipas, com as 16 que estavam nas posições de acesso aos play-offs de cada conferência e seis equipas que estavam a um ponto de garantir o acesso aos play-offs quando a liga suspendeu abruptamente a temporada a 11 de março devido à pandemia de Covid-19. Cada equipa terá oito jogos para disputar, com foco nas equipas que ainda discutem os lugares de acesso aos play-offs, mas também no sentido de preparar competitivamente e fisicamente os atletas para a fase a eliminar que vai apurar o campeão da temporada 2019/20, segundo o portal “Palco23”.

Dentro deste novo formato, jogadores e equipas técnicas terão de concordar em viver e jogar no complexo ESPN Wide World of Sports Complex, uma estrutura localizada no Walt Disney World Resort, em Bay Lake, próximo de Orlando, na Florida, uma infraestrutura que inclui nove campos e que acolhe vários eventos desportivos amadores e profissionais durante o ano.

A data prevista para o reinício da competição é no dia 31 de julho, fazendo com que a temporada só termine a 31 de outubro.

A temporada de 2020/21 está prevista começar em dezembro, uma mudança que é considerada permanente a partir de agora. Desta forma, não coincidiria com a temporada da NFL (de setembro a fevereiro), mas apenas com o último trecho e com parte da temporada da MLB, o que representa menos concorrência ao nível de direitos televisivos para a NBA.

Quando a NBA suspendeu a temporada, tornando-se na primeira competição desportiva norte-americana a fazê-lo, ficaram por disputar 259 jogos. O comissário da liga Adam Silver também foi o primeiro a dizer que não esperava voltar antes de maio, enquanto que outras propriedades desportivas na Europa e nos Estados Unidos receberam extensões de quinze dias para estudar o seu regresso.

A NBA que durante a temporada 2018/19 movimentou 8.760 milhões de dólares (7,7 mil milhões de euros), tenta evitar ao máximo o possível golpe financeiro provocado pela pandemia de Covid-19 e estar na vanguarda da nova normalidade do desporto profissional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.