[weglot_switcher]

Near. Plataforma de blockchain tem 800 milhões para investir em startups e aplicações descentralizadas

A empresa norte-americana está a organizar um evento de dois dias em Lisboa com oradores internacionais e pretende agregar valor à chamada “web 3”. “Temos uma pipeline de projetos em discussão, com os quais estamos muito entusiasmados, mas queremos ampliar esta rede. É também por isso que estamos em Portugal”, garante o cofundador e CTO.
26 Outubro 2021, 20h52

A plataforma de blockchain norte-americana Near anunciou esta terça-feira, em Lisboa, que tem mais de 800 milhões de dólares (aproximadamente 690 milhões de euros) para investir em startups e aplicações móveis descentralizadas que integrem o seu ecossistema, que tem mais de um milhão de utilizadores ativos.

Há vários destinos e formas de distribuição deste bolo orçamental, sendo que a maior fatia (350 milhões de dólares ou 300 milhões de euros) pertence ao fundo da empresa de I&D Proximity Labs, que auxilia na construção de apps de finanças descentralizadas (as chamadas “DeFi”), e será distribuída através do token Near ao longo nos próximos quatro anos.

As ideias e aplicações dos empreendedores portugueses também estão na mira, uma vez que 100 milhões de dólares (cerca de 86 milhões de euros) será distribuída por fundos regionais, estando Portugal em análise.

“Temos membros da nossa equipa há algum tempo em Portugal, temos fomentado contactos institucionais e estamos entusiasmados com a rede que estamos a criar. O futuro é muito promissor para nós em várias regiões e Portugal parece ser, certamente, uma delas”, referiu co cofundador da Near Illia Polosukhin, na cerimónia que assinalou também o primeiro ano da plataforma na mainnet (blockchain).

Mais 100 milhões de dólares estarão num fundo designado “Startup Grant Pools”, que prevê a seleção de cerca de 20 startups, com um financiamento médio de 5 milhões de dólares (na ordem dos 4,3 milhões de euros) até um ano, para investirem nos seus objetivos estratégicos – desde que alinhados com o crescimento do ecossistema Near.

“Temos uma pipeline de projetos em discussão, com os quais estamos muito entusiasmados, mas queremos ampliar esta rede. É também por isso que estamos em Portugal. Queremos startups comprometidas com a construção de ecossistemas na Near”, afirmou ainda Illia Polosukhin.

“A comunidade de criptomoedas e o ecossistema Near são muito ativos em Portugal, daí termos decidido organizar aqui o nosso primeiro evento físico de sempre e termos optado por fazer este anúncio aqui. Lisboa está a crescer e queremos crescer com ela, usando a nossa tecnologia como alavanca”, sublinhou o ainda Chief Technology Officer, que será orador na Web Summit no último dia da cimeira tecnológica.

Por sua vez, 250 milhões de dólares (perto de 216 milhões de euros) subsidiarão o ecossistema Near Protocol em si mesmo com um horizonte temporal de quatro anos. Desse montante, cerca de 45 milhões de dólares (ou 39 milhões de euros) já foram investidos em 120 projetos desde o início de 2021.

“O enorme investimento que anunciámos vai ajudar-nos a capacitar uma comunidade global de criadores e empreendedores que querem uma economia descentralizada. Já ajudámos a lançar 200 empresas e queremos apoiar muitas mais” – Erik Trautman, CEO da Fundação Near

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.