[weglot_switcher]

Negociador europeu para o Brexit: Impasse no parlamento britânico “agrava o risco de saída sem acordo”

“Se não houver acordo, há medidas de contigência que podem ser tomadas”, garantiu Michel Barnier no parlamento português esta quinta-feira.
  • União Europeia
17 Janeiro 2019, 09h39

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit diz que aumentaram as possibilidades de uma saída sem acordo, depois do plano do Governo de Theresa May ter sido chumbado esta semana no parlamento britânico.

“O impasse a que se chegou em Londres, agrava o risco de uma saída sem acordo”, disse Michel Barnier esta quinta-feira durante uma audição no parlamento português.

“Este impasse é uma consequência da situação política britânica. É do lado britânico que se tem de procurar as vias e meios para sair do impasse, em função do diálogo que o Governo tem de fazer junto das forças britânicas para haver uma maioria positiva”, acrescentou o político francês na comissão parlamentar de Assuntos Europeus.

“Estamos a trabalhar desde o primeiro dia para que haja um acordo. A nossa responsabilidade é de nos preparamos para as opções disponíveis. Se não houver acordo, há medidas de contigência qu podem ser tomadas”, garantiu durante a sua audição em Lisboa.

Depois da sua audição na Assembleia da República, Michel Barnier também vai estar presente esta quinta-feira no Conselho de Estado, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.