NERSANT quer criar a Startup Ribatejo

Maria Salomé Rafael, presidente da direção das NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém desafia CIMT e CCDRC a apoiar a criação da Startup Ribatejo.

Na sessão de encerramento do projeto Empreender +, que resultou no apoio a 202 empreendedores e na criação de 35 empresas no Médio Tejo, Maria Salomé Rafael, referiu a necessidade de completar o ecossistema empreendedor dinamizado pela associação empresarial em todo o território, com a criação de uma nova incubadora de empresas em Torres Novas, no seu pavilhão de exposições. Esta nova infraestrutura vem completar o verdadeiro ecossistema empreendedor da NERSANT, denominado por Startup Ribatejo. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – CIMT e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC foram desafiadas a apoiar a iniciativa.

A dirigente afirmou que o apoio técnico da associação empresarial nesta área é de especial relevância para o sucesso das startups que se criam com o apoio de projetos como estes. “A NERSANT, para além de apoiar os empreendedores no processo de criação da empresa, faz ainda um acompanhamento do recém-negócio durante os primeiros dois anos de atividade”, ressalvou.

Enalteceu ainda a cooperação entre os vários agentes do território, nesta missão do apoio ao empreendedorismo. “A NERSANT tem neste momento a Startup Santarém completamente cheia, e vai avançar em breve para a criação de uma nova em Alcanede e outra ainda em Coruche. Para além disso, estamos também a trabalhar com Rio Maior e noutros locais devidamente protocolados, como é o caso de Mação, por exemplo”, fez saber. Mas, continuou, “queremos chegar ainda mais longe. Para fecharmos o nosso projeto de empreendedorismo em toda a região, precisamos criar em Torres Novas uma infraestrutura onde possamos levar a cabo este trabalho.

Para além do apoio a 202 empreendedores, que resultou na criação efetiva de 35 startups até ao final do mês de novembro, o projeto Empreender + compreendeu ainda a realização de 12 sessões de fomento do empreendedorismo junto do público mais jovem e qualificado, o lançamento de calls para apoiar empreendedores com ideias inovadoras para o Médio Tejo, bem como a criação de um conjunto de ferramentas digitais, como o teste de perfil, que permite aos empreendedores testar a viabilidade da sua ideia de negócio.

Relacionadas

Startup Santarém vai ter de duplicar o espaço

Apenas um ano depois da inauguração, a Startup Santarém terá de duplicar o espaço, avançou a presidente da NERSANT, Maria Salomé Rafael.

Maria Salomé Rafael inicia novo mandato como presidente da NERSANT

Empresária define assim a ambição para os próximos três anos: “Queremos continuar a ser importantes e alavancas do crescimento económico da região”.

18 países já confirmados no NERSANT Business 2017

O NERSANT Business 2017 tem já 18 delegações estrangeiras confirmadas. Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Colômbia, Equador, Gana, Luxemburgo e México são apenas alguns dos países já inscritos no Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que se realiza em Tomar, de 23 a 25 de outubro.
Recomendadas

Swonkie, a plataforma de redes sociais que nasceu das apostas de futebol

Do Shark Tank Portugal para a América Latina, o Swonkie é uma plataforma de redes sociais portuguesa. “Vendemos tempo, conhecimento e poder de decisão aos players das redes sociais”, disse o cofundador, João Cortinhas.

Fundo Azul aprova projetos de 1,9 milhões de euros

O Fundo Azul aprovou 1,9 milhões de euros a distribuir por cinco projetos selecionados na tipologia de desenvolvimento da economia do mar, “com o objetivo de estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (‘start-ups’, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis”.

Rede europeia e indiana de incubadoras conta com participação de Portugal

O Instituto Pedro Nunes foi convidado por Bruxelas a participar no grupo fundador da EU-India Incubators and Accelerators Network.
Comentários