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Nestlé quer tornar 100% das embalagens recicláveis até 2025

A Nestlé Portugal está na linha da frente para atingir estas metas com diversas ações já a decorrer na fábrica do grupo em Avanca.
15 Janeiro 2019, 16h29

A Nestlé reafirmou hoje o seu compromisso, anunciado em abril de 2018, de tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025, com um foco particular em evitar resíduos plásticos.

A multinacional suíça divulgou hoje, dia 15 de janeiro, a sua visão para alcançar um futuro livre de resíduos e anunciou um conjunto de ações específicas para cumprir essas metas.

Segundo o CEO da Nestlé, Mark Schneider, “a nossa ampla visão e o nosso plano de ação definem o nosso compromisso e a nossa abordagem específica para tratar da questão dos resíduos de embalagens de plástico”.

“Embora estejamos comprometidos em encontrar opções de reciclagem onde for viável, sabemos que 100% de reciclagem não é suficiente para enfrentar com sucesso a crise dos resíduos plásticos. Precisamos de desafiar os limites e de fazer mais. Estamos determinados a analisar todas as opções para resolver este complexo desafio e adotar várias soluções que podem ter um impacto no presente. Acreditamos no valor dos materiais recicláveis ​​e compostáveis à base de papel ​​e nos polímeros biodegradáveis, principalmente nos casos onde não existe uma infraestrutura de reciclagem”, defendeu o responsável da Nestlé.

Mark Schneider sublinhou que “uma ação coletiva é vital e é por isso que estamos também a envolver os consumidores, os parceiros de negócios e todos os nossos colegas da Nestlé para fazerem a sua parte”, acrescentando que “podem contar conosco para sermos líderes neste espaço”.

Nestlé Portugal na linha da frente

Segundo um comunicado oficial da empresa, “em linha com os compromissos anunciados em abril de 2018, a Nestlé Portugal está na dianteira do processo de redução da utilização de plástico e a tomar medidas concretas”.

“Já durante o mês de janeiro todas as ‘paletines’ (para mexer o café) que apoiam, nos pontos de vendas, das cinco marcas de café torrado da Nestlé – Buondi, Sical, Tofa, Christina e Nescafé – deixarão de ser em plástico e passarão a ser em madeira”, revela o referido comunicado.

A Nestlé Portugal acrescenta que, “ainda no nosso negócio de café, está a ser estudada a substituição dos copos de plástico disponibilizados nas máquinas de ‘vending’ por copos recicláveis, em papel cobertos por material mineral”.

A empresa assinala ainda que, “no que respeita aos materiais de embalagens, estão já em fase de ensaios, na fábrica de Avanca (multiproduto), bolsas 100% recicláveis para embalamento de produtos da gama de nutrição infantil e novos materiais de embalagens para o Nesquik achocolatado”.

“Também na nossa fábrica de Avanca, o filme retrátil (para envolvimento de ‘packs’ de várias embalagens) será substituído progressivamente por cartão até ao final do ano. Na fábrica de cafés torrados do Porto vão ser testadas até finais de março duas novas estruturas 100% recicláveis para embalagens de café, em grão e moído, para o lar”, anuncia o comunicado.

Por fim, em alinhamento com esta iniciativa global da Nestlé, os colaboradores da Nestlé Portugal vão realizar ações de recolha de plástico em algumas praias portuguesas, como forma de assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado a 8 de junho.

A Nestlé reclama ser a maior companhia mundial de alimentação e bebidas, estando presente em 189 países em todo o mundo, com cerca de 323 mil colaboradores.

Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 1.922 colaboradores, tendo gerado em 2017 um volume de negócios de 486 milhões de euros.

Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.

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