[weglot_switcher]

Netanyahu inaugura nos Montes Golã colonato batizado em honra de Donald Trump

O primeiro-ministro de Israel disse que os Monte Golã “são israelitas e continuarão a ser” e afirmou que Trump é “um grande amigo de Israel que tomou decisões que não tinham sido tomadas antes”.
  • Kevin Lamarque/REUTERS
16 Junho 2019, 17h28

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, inaugurou um novo colonato nos Montes Golã, território sírio anexado por Israel em 1981, e batizou como ‘Colina Trump’ em honra do presidente dos Estados Unidos.

O Presidente norte-americano reconheceu em 25 de março a soberania de Israel sobre a parte dos Golã tomada à Síria na Guerra dos Seis Dias de 1967 e anexada em 1981, o que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

“Os Golã são israelitas e continuarão a ser”, declarou Netanyahu, qualificando Trump como “grande amigo de Israel que tomou decisões que não tinham sido tomadas antes”.

O Conselho de Ministros de Israel reuniu-se hoje excecionalmente numa tenda no norte dos Golã, na presença do embaixador dos Estados Unidos, David Friedman, para aprovar o nome do novo colonato – “Ramat Trump” em hebraico -, segundo imagens difundidas pelos ‘media’ israelitas.

O novo colonato vai ser construído numa localidade formada atualmente por quatro famílias de colonos.

A população da parte dos Golã ocupada e anexada por Israel é composta por cerca de 23.000 druzos – minoria muçulmana de língua árabe – e 25.000 colonos israelitas que ali se instalaram após 1967.

Os druzos, presentes nomeadamente na Síria e no Líbano, são um povo apátrida, mas consideram-se sírios e recusam a anexação israelita.

O reconhecimento da soberania israelita dos Montes Golã por Donald Trump marcou uma inversão da política seguida há mais de meio século pelos Estados Unidos e contraria o consenso internacional expresso em várias resoluções das Nações Unidas.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/defice-nos-estados-unidos/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”240″ slug=”defice-nos-estados-unidos” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/defice-nos-estados-unidos/thumbnail?version=1548696131007&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.