[weglot_switcher]

Noite eleitoral rende 64 milhões de euros aos partidos

O PS, vencedor das eleições, fica com a maior fatia: 25,3 milhões de euros. Já o PSD encaixará aproximadamente 20 milhões de euros. Em causa estão os financiamentos da campanha e subvenções para a atividade partidária e apoio aos deputados eleitos.
11 Outubro 2019, 08h27

Os resultados das últimas eleições legislativas terão rendido 64 milhões de euros aos partidos portugueses nos quatro anos da legislatura, escreve o “Jornal de Notícias” (JN) na edição desta sexta-feira, 11 de outubro.

Em causa estão os financiamentos da campanha e subvenções para a atividade partidária (55,9 milhões de euros nos quatro anos da legislatura) e apoio aos deputados eleitos (1.765 euros anuais por cada lugar), aponta o diário.

O PS, como venceu as eleições, fica com a maior fatia: 25,3 milhões de euros. Já o PSD encaixará aproximadamente 20 milhões de euros. “As reformas implementadas no último ano e meio, com ajustamento da despesa, permitirão manter a gestão do paryido sem grandes impactos”, assegura ao JN o mandatário financeiro dos sociais-democratas, Hugo Carneiro.

O CDS-PP tem direito a cerca de 490 mil euros pela campanha, um valor abaixo dos 700 mil euros que esperava despender. Além disso, irá receber apenas 3 milhões de euros na legislatura, para se financiar, e 8,8 mil euros anuais pelos cinco deputados. “Claro que terá de haver alguma mudança e uma redução”, admite Nuno Magalhães, líder parlamentar da bancada centrista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.