[weglot_switcher]

Norbert Hofer eleito líder da extrema-direita da Áustria

O novo líder do FPÖ quer tornar o partido o mais forte para enfrentar as eleições legislativas de 29 de Setembro. O líder anterior foi afastado depois de se ver envolvido num escândalo de corrupção.
14 Setembro 2019, 16h29

Os delegados do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema-direita, elegeram este sábado Norbert Hofer, que assumira a presidência intrerina em maio, presidente do partido para disputar as eleições legislativas austríacas, que foram antecipadas para 29 de Setembro. A decisão decorre da demissão de Heinz-Christian Strache, que, além do cargo de líder do FPÖ deixou de exercer funções como vice-chanceler da Áustria, devido ao escândalo de corrupção conhecido como Ibizagate.

O escândalo fez cair o Governo, uma coligação formada pelo FPÖ e o Partido Popular (ÖVP), do chanceler Sebastian Kurz.

“O nosso objectivo é tornarmo-nos na formação austríaca mais poderosa da Áustria, porque nós somos capazes e porque a Áustria precisa de nós”, disse Norbert Hofer antes da convenção do partido em Graz, no sudeste da Áustria.

Para as eleições legislativas austríacas, os conservadores de Sebastian Kurz continuama ser favoritos , mas é improvável que consiga vir a governar sozinhos. O FPÖ continua a ser a opção mais certa, apesar de o escândalo ter feito alguns estragos: as sondagens afirmam que o partido chegará aos 20%, uma queda de 6% em relação aos resultados das legislativas de 2017.

Em 18 de maio, Heinz-Christian Strache demitiu-se de todos os cargos políticos depois da divulgação de um vídeo gravado na ilha espanhola de Ibiza no qual prometer a uma suposta milionária russa favores políticos em troca de doações ilegais para o partido.

Apesar de todas as tentativas, o governo mostrou-se incapaz de sobreviver ao escândalo e acabou mesmo por ter de fazer o país seguir para novas eleições. Desde que é chanceler que Kurz se tem mostrado um dos mais ativos políticos de linha dura com as decisões da União Europeia em relação aos refugiados e imigrantes que tentam fixar-se na Europa.

Entretanto, ainda antes de ser eleito, Hofer assegurou que o seu partido vai manter a recusa em aceitar aquilo que diz ser a islamização da sociedade europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.