A gestora de ativos Nordea Asset Management (NAM) lançou os seus dois primeiros ETFs ativos BetaPlus.
O BetaPlus é a resposta ativa da Nordea AM ao investimento passivo — “uma família consolidada de estratégias ativas reforçadas, com 60 mil milhões de euros em ativos sob gestão, que tem gerado alpha de forma consistente e com risco controlado há mais de 15 anos”, refere a gestora do Grupo Nordea.
Já confiadas por investidores institucionais e de gestão discricionária em toda a Europa, estas estratégias são agora disponibilizadas de forma mais flexível com o lançamento dos ETFs Ativos BetaPlus.
Os dois fundos lançados são Nordea ETF ICAV – BetaPlus Enhanced Global Developed Sustainable Equity Fund UCITS ETF e Nordea ETF ICAV – BetaPlus Enhanced Global Sustainable Equity Fund UCITS ETF. “Domiciliados na Irlanda e disponíveis no lançamento no Xetra, estes ETF representam uma expansão significativa do acesso às soluções BetaPlus da Nordea AM. Estão pendentes listagens nas bolsas de Londres (LSE) e Zurique (SIX), que se espera estejam disponíveis em breve”, adianta a empresa.
Nils Bolmstrand, CEO da Nordea Asset Management, diz que “com 60 mil milhões de euros já investidos, a procura dos clientes por alpha consistente, com controlo e eficiência de custos, está a crescer. Disponibilizar o BetaPlus em formato ETF é uma evolução natural, oferecendo aos investidores flexibilidade e negociabilidade”.
Anteriormente, disponíveis apenas através de fundos tradicionais UCITS e mandatos, os ETFs BetaPlus “mantêm o processo de investimento rigoroso e a mesma equipa de investimento — agora numa estrutura que os clientes têm vindo a solicitar, permitindo maior eficiência e negociabilidade”, refere a gestora de ativos.
“O produto BetaPlus vai para além da simples exposição ao mercado, combinando a construção de carteiras quantitativas com um risco controlado e sustentabilidade integrada. Estas estratégias ativas são construídas com base na profunda experiência da equipa de Multi Assets da Nordea AM em investimentos multifator, tornando-as rentáveis e replicáveis”, acrescenta a sociedade.
Domiciliados na Irlanda e disponíveis no lançamento no Xetra, “estes ETFs representam uma expansão significativa do acesso às soluções BetaPlus da Nordea AM”, refere a empresa que adianta ainda que estão pendentes listagens nas bolsas de Londres (LSE) e Zurique (SIX), “que se espera estejam disponíveis em breve”
A Nordea Asset Management (NAM) tem 286 mil milhões de ativos sob gestão e faz parte do Grupo Nordea, o maior grupo de serviços financeiros da região nórdica (com 422 mil milhões de ativos sob gestão).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com