[weglot_switcher]

Norte quer que Bruxelas pague investimento em ferrovia e aeroportos

Este conselho regional quer ainda articular as vias ferroviárias com os portos de Leixões e Viana do Castelo, valorizar o rio Douro como uma via navegável e estudar alguns investimentos nos aeroportos de Bragança e Vila Real. 
  • Linha do Norte
22 Novembro 2019, 08h45

O Conselho Regional do Norte vai aprovar esta sexta-feira, 22 de novembro, a estratégia global da região para os próximos fundos europeus que vão chegar de Bruxelas, avança o ‘Jornal de Notícias’. O objetivo desta estratégia é modernizar toda a linha do Douro e a linha Porto-Vigo, de forma a ligar Portugal e Espanha com o TVG.

Este Conselho Regional quer ainda articular as vias ferroviárias com os portos de Leixões e Viana do Castelo, valorizar o rio Douro como uma via navegável e estudar alguns investimentos nos aeroportos de Bragança e Vila Real.

O presidente do Conselho Regional do Norte, Miguel Alves, assumiu que o objetivo final é melhorar o nível de vida da população que lá reside. “O Norte é a região que mais produz, que mais exporta, que mais combate o desemprego, mas é a última no PIB per capita” no que refere a riqueza por habitante, disse ao JN.

As linhas que vão para aprovação esta sexta-feira, baseiam-se para 2021-2027, e partem de cinco linhas estratégicas definidas pela Comissão Europeia: mais inteligência, com inovação e digitalização, mais verde, no combate às alterações climáticas, mais conectividade, com redes de transportes e digitais, mais social, com emprego, educação, saúde e inclusão, e proximidade dos cidadãos, com o desenvolvimento local e urbano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.