[weglot_switcher]

NOS lidera lista de gastos em Investigação e Desenvolvimento em Portugal

As empresas incluídas na lista dos 100 maiores investidores em investigação e desenvolvimento em Portugal contabilizam quase metade da despesa nesta rubrica e um terço dos recursos humanos a esta afetos.
14 Agosto 2020, 23h00

As despesas de empresas e grupos privados em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Portugal totalizaram 1.569 milhões de euros em 2019, de acordo com a lista provisória da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) das 100 entidades privadas que mais gastam nesta rubrica. Este valor contabiliza 0,74% do PIB nacional no ano em questão.

A NOS, SGPS encabeça a lista, totalizando 67,05 milhões de euros e 193 Equivalentes a Tempo Inteiro (ETIs) em I&D. Destes recursos humanos afetos à investigação e desenvolvimento, todos são diplomados do ensino superior, sendo sete destes doutorados. Segue-se o Grupo Altice Portugal, com 58,29 milhões de euros gastos na rubrica, além de 612 ETIs, dos quais 5 doutorados. O top-3 é fechado pela Bial – Portela & Cª, que investiu 45,12 milhões de euros em investigação, contando com 145 ETIs na área, 140 deles diplomados. A Bial não indica o número de doutorados.

A DGEEC relata ainda que as 100 empresas e grupos com maior despesa nesta rubrica foram responsáveis por 47% do investimento total em I&D em Portugal. Além disso, as entidades na lista representam 32% do total de recursos humanos afetos a atividades de I&D no nosso país, ou 27.643 ETIs.

A DGEEC relembra que a lista fornecida é ainda provisória e, como tal, sujeita a mudanças nas posições de cada grupo ou empresa aquando da divulgação dos resultados definitivos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.